23/09/2020

Profissões em Medicina: o que um médico angiologista faz?

Jovem-estudante-de-medicina

Você sabe o que um médico angiologista faz? Apesar dessa não ser uma área de glamour ou muita fama na Medicina, ela é vital para as nossas vidas e seus procedimentos podem ser a diferença entre vida e morte para muitos.

No Brasil, a causa mais comum de morte são as doenças cardíacas. E o médico angiologista pode ajudar justamente em uma série de condições envolvendo o sistema cardiovascular. Portanto, mesmo quem não saiba o que um médico angiologista faz, é possível que venha a precisar de um no futuro.

Quer aprender o que um médico angiologista faz e descobrir se essa é a especialidade certa para a sua carreira? Então siga a leitura abaixo!

O que um médico angiologista faz?

Um médico angiologista é o profissional especializado em Angiologia. Trata-se de uma área da medicina que cuida dos vasos sanguíneos do sistema circulatório, incluindo artérias, veias e até mesmo o sistema linfático. Por isso, é um profissional envolvido no tratamento de uma série de doenças diferentes.

Por exemplo, é claro que os profissionais angiologistas estão envolvidos no tratamento de várias doenças cardíacas, mas ele também auxilia em procedimentos para muitas outras questões. Um exemplo é o já citado sistema linfático, que tem a vez com a área imunológica do nosso corpo. A linfa (um líquido orgânico do corpo) é derivado do sangue e conta com proteínas, glóbulos brancos e lipídios, sendo muito usada para identificar problemas e doenças no corpo.

Ao mesmo tempo, o angiologista pode atuar com clínicas estéticas, oncológicas e muitos outros tipos de pacientes. Afinal, grande parte das doenças podem ser tratadas ou identificadas pelo sistema circulatório e, portanto, dentro do domínio do angiologista.

Que tipo de doenças ou condições o angiologista trata?

Existem muitos motivos que podem fazer uma pessoa parar em uma clínica de Angiologia. Como vimos, praticamente qualquer coisa que seja afetada ou afete o sistema circulatório pode envolver um médico do tipo.

Veja a seguir os casos mais comuns que envolvem um médico angiologista!

Varizes

As varizes são situações que surgem nas veias. Para quem não lembra a diferença, as artérias são os tubos que transportam sangue rico em oxigênio do coração para os outros órgãos do corpo. Basicamente, elas levam "a comida" para cada célula e órgão do corpo. Por outro lado, essas células produzem gás carbônico e precisa ejetar isso do corpo de alguma forma. As veias são o sistema circulatório que remove esse gás do corpo, levando-o para os pulmões. 

Por causa disso, as veias são bem elásticas. No entanto, com o tempo, elas sofrem dilatações e acabam se tornando menos eficientes. As varizes são o resultado do acúmulo de sangue em certos pontos do corpo da pessoa. Na prática, é em uma clínica de angiologia que esse tipo de problema pode ser resolvido.

Vasculite

A vasculite é uma condição específica que consistem em uma inflamação nos vasos sanguíneos. Ela pode afetar tanto as veias, quantas as artérias, causando danos e diminuindo a velocidade da circulação de sangue no organismo. No geral, ela não causa grandes danos em si, mas pode ser a responsável indireta por vários problemas piores em órgãos importantes.

Aneurisma

Assim como as veias se dilatam, as artérias também o fazem. No entanto, quando isso acontece o nome dado é de Aneurisma. Ele pode acontecer por vários motivos, sendo o mais comum a hipertensão arterial. Quando o sangue rico em oxigênio é bombeado com muita pressão (por causa de um entupimento parcial dos canais, por exemplo), ele acaba causando danos aos vasos sanguíneos da artéria e pode levar ao rompimentos deles. Quando isso acontece, temos vários problemas sérios, especialmente no cérebro.

Essas são as principais patologias tratadas por um médico angiologista. No entanto, existem vários outros momentos e processos em que esse profissional está presente. 

Um dos maiores destaques é a sua importância na Medicina Diagnóstica. O angiologista, por lidar diretamente com o sistema circulatório, pode analisar o sangue do paciente e entender quais doenças ele tem, em qual estágio e várias outras informações com base nisso.

Além disso, ele também pode ajudar a tratar:

  • Trombose venosa profunda;

  • Insuficiência Vascular Cerebral;

  • AVC (Acidente Vascular Cerebral);

  • Doença Venosa;

  • Arteriosclerose;

  • e muito mais.

Como ser um médico angiologista?

Se você se interessou em trabalhar na área, saiba que para ser um angiologista é preciso muito estudo. Em primeiro lugar, é importante finalizar a graduação em Medicina e entrar em uma especialização após a conclusão da faculdade. Essa especialização é a de angiologia, que tem duração de 2 anos.

Depois de feito o curso em uma unidade de ensino credenciada pelo MEC, o profissional terá de fazer um teste para comprovar a sua capacidade e poderá finalmente atender os pacientes caso seja aprovado.

E aí, aprendeu o que um médico angiologista faz? Gostou? Acha que é uma área para você? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×