Programa Educação Inclusiva é implantado em Niterói
O município de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, é o mais novo parceiro do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, da Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC).
Nesta semana, o programa foi implantado na cidade por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Fundação Municipal de Educação (FME), com o objetivo de garantir o acesso e a permanência de todas as crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino.
Segundo a secretária municpal de Educação de Niterói e presidente da Fundação Municipal de Educação, a professora Maria Felisberta Trindade, a prefeitura irá subsidiar filosófica e tecnicamente o processo de transformação do sistema educacional municipal. "Queremos envolver as comunidades, em especial a escolar, para compreender a educação inclusiva como um direito humano fundamental e base para uma sociedade mais justa e solidária".
Atualmente a cidade possui cerca de 31 mil estudantes na rede de ensino - infantil, fundamental, educação de jovens e adultos e creches. Destes, aproximadamente quinhentos são portadores de alguma deficiência física.
As informações são da Assessoria de Comunicação do Ministério da Educação.