14/06/2019

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA CAMPO DO PIBID/UNICRUZ

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA CAMPO DO PIBID/UNICRUZ

Thalia Nunes Ferreira Feistler
Marília De Rosso Krug

RESUMO

O presente relato de experiência, de procedimento descritivo, tem como objetivo descrever a experiência vivenciada por uma acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência PIBID/UNICRUZ. O período da experiência relatado é de agosto de 2018 a maio de 2019. As atividades desenvolvidas tiveram como meta auxiliar na alfabetização das crianças, no desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo, para tanto foi proposto atividades como: contação de histórias, jogos pedagógicos, parlendas, circuitos em quadra e atividades que em volveram o lúdico. As informações foram interpretadas por meio da análise de conteúdo. No decorrer das atividades vários alunos apresentaram melhorias significativas em suas habilidades motoras e intelectuais, demonstraram interesse por práticas de leitura, e tiveram bons resultados na escrita e leitura. Enquanto iniciante à docência, pude experenciar o dia a dia da sala de aula, o contexto escolar, as dificuldades e facilidades das crianças, e assim aprendi como exercer meu trabalho pedagógico, cresci enquanto docente em formação e isto me proporcionou uma reflexão sobre a importância de se conhecer o contexto social da escola e dos alunos, e como isto auxilia nos planejamentos e na convivência em sala de aula com os mesmos, além de contribuir de forma efetiva a cultura, valores a partir da realidade dos alunos, dessa forma conclui-se que os objetivos foram alcançados.

Palavras Chaves: Anos Iniciais. Alfabetização. Lúdico. Ensino-Aprendizagem.

 

INTRODUÇÃO

A formação de professores para a educação básica é um grande desafio, pois o docente enfrenta um desprestígio e desvalorização social que precisa ser superado com políticas educacionais que estimulem a formação inicial e continuada de professores; que apresentem valorização da prática docente e melhorias nas escolas para novas inserções no mercado de trabalho, estimulando novos profissionais da educação, com aproximação entre teoria e prática, novas metodologias e avaliação (PIMENTA; LIMA, 2012). Os referidos autores acrescentam, ainda, que: “professor é um profissional das ciências humanas que ajuda o desenvolvimento pessoal e intersubjetivo do aluno, sendo um facilitador de seu acesso ao conhecimento; é um ser de cultura que domina sua área de especialidade científica e pedagógica-educacional e seus aportes para compreender o mundo; um analista crítico da sociedade, que nela intervém com sua atividade profissional; um membro de uma comunidade científica, que produz conhecimento sobre sua área e sobre a sociedade.

Desta forma, e considerando os desafios que a formação de professores vem enfrentado no Brasil o Ministério da Educação está implantando novos programas que contribuem com a qualidade da formação inicial de professores. Dentre estes programas destacamos o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID que possui como pilares o incentivo à formação de docentes em nível superior, a inserção dos acadêmicos/bolsistas no cotidiano escolar bem como, a qualificação dos processos de ensino/aprendizagem, articulando as necessidades e as expectativas das redes de ensino, no processo de qualificação da formação inicial e o aprimoramento da formação continuada (BRASIL, 2012).

Neste sentido, e por ter uma sólida caminhada no ensino de graduação, em especial, no âmbito da licenciatura, a Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ insere-se na proposta do PIBID, de modo a contribuir com a excelência da escola pública, enquanto espaço de vivências necessárias à construção coletiva do conhecimento para a docência. O projeto PIBID/UNICRUZ 2018-2020, que tem como título “Experiências interdisciplinares na formação inicial e continuada de professores: a aprendizagem colaborativa como articuladora do currículo escolar”, apresenta como principal objetivo incluir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando oportunidades de experiências docentes interdisciplinares e inovadoras, tendo a aprendizagem colaborativa como possibilidade na superação das demandas identificadas no processo de ensino aprendizagem das escolas parceiras (KRUG et al., 2018). O referido projeto conta com 24 bolsistas dos cursos de licenciatura em Educação Física e Pedagogia da UNICRUZ e com três professoras da rede pública de ensino de três distintas escolas localizadas em Cruz Alta – RS.

O programa Institucional de bolsas de iniciação à docência da Universidade de Cruz Alta PIBID/UNICRUZ é um programa que visa inserir os alunos de licenciatura no seu primeiro contato com sua futura profissão promovendo a integração entre educação superior e educação básica das escolas estaduais e municipais. A intenção do programa é melhorar o ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) esteja abaixo da média nacional, de 4,4. Com isso, o programa incentiva a formação de professores em nível superior para a educação básica e contribui para a valorização do magistério. A intenção é elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura. Além de inserir esses futuros profissionais no cotidiano de escolas da rede pública de educação.

Ao proporcionar oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, esses estudantes podem buscar a superação de problemas identificados no processo de ensino público. Desta forma, busca-se com este estudo relatar a experiência vivida por uma acadêmica do Curso de Pedagogia no PIBID/UNICRUZ, período de agosto de 2018 a maio de 2019.

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Este estudo caracteriza-se como um relato de experiência vivenciado no projeto PIBID/UNICRUZ “Experiência interdisciplinares na formação inicial e continuada de professores: a aprendizagem colaborativa como articuladora do currículo escolar” realizada por estudantes do segundo semestre do curso de licenciatura em Pedagogia e Educação Física da UNICRUZ, sob a supervisão de docentes. O presente relato apresenta as experiências de uma Bolsistas de Iniciação a Docência do referido projeto.

O PIBID/UNICRUZ se propõe a realizar atividades interdisciplinares, integrando os Cursos de Educação Física e Pedagogia, a partir de um único núcleo institucional, constituído por um Coordenador Institucional, dois Coordenadores de Área, vinte e quatro Bolsistas de Iniciação à Docência e três Professores Supervisores das escolas campo, oferecendo oportunidades de formação pedagógica para tecer um trabalho colaborativo enquanto um caminho favorecedor da construção de saberes docentes que, dialeticamente, articulem a práxis pedagógica às necessidades dos educandos e educadores da educação básica e bolsistas do projeto. Assim, se fez necessário organizar as ações pedagógicas que favorecessem a compreensão do mundo e as experiências desafiadoras que se apresentavam no contexto dos sujeitos, levando em conta suas capacidades e necessidades, de modo que a prática educacional pode-se ser integralmente inclusiva. Com esta intencionalidade de trabalho, as atividades do PIBID ficaram assim organizadas:

buscou-se a realização de um diagnóstico dos educandos (o que inclui a investigação em sala de aula) possibilitando momentos de colaborações pedagógicas que, articuladas com a produção de material didático interdisciplinar, servirá de subsídio para o processo formativo, garantindo assim, um espaço de aprendizagem mútua na escola. A metodologia a ser dinamizada articula-se nas

1ª. Etapa: Diagnóstico para identificação das necessidades educacionais das turmas integrantes do Subprojeto.

2ª. Etapa: Sessões de estudos orientados a partir das dificuldades de ensino/aprendizagem identificadas nas escolas parceiras.

3ª Etapa: Colaboração pedagógica orientada: planejamento e execução de ações previstas a partir do referencial teórico do campo de atuação.

4ª. Etapa: Construção de materiais didáticos-pedagógicos para facilitar o processo de ensino/aprendizagem no ambiente escolar.

5ª Etapa: Avaliação das ações desenvolvidas visando a proposição de revisão/adequação curricular tanto na escola quanto nos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia e Educação Física para a qualificação de todos os profissionais envolvidos.

Os resultados foram interpretados a partir da análise de conteúdo.

 

RESULTADOS E DISCUSSÕES

O PIBID/UNICRUZ teve início em agosto de 2018, tendo como primeira atividade a socialização do projeto entre seus integrantes (professor coordenador institucional, professoras supervisoras e os bolsistas) do projeto. A atividade foi muito aberta, onde todos se sentiram acolhidos para poder expor suas ideias. Após alguns encontros para organização das atividades, como uma das primeiras etapas foi realizado um diagnóstico para identificação das necessidades educacionais das turmas integrantes do subprojeto. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário contendo sete perguntas objetivas e dezenove dissertativas. Os dados foram analisados qualitativamente por meio da análise do conteúdo e quantitativamente por meio de interferência percentual. Na questão extraescolar os dados revelaram que existe bastante diferença entre os alunos, desde a questão familiar (alguns moram só com o pai ou mãe, avós, tias) enquanto outros moram com pai e mãe juntos. A parte socioeconômica variou muito, desde um salário mínimo até quatro salários por pessoas ou família. Assim, foi possível concluir que o ambiente extraescolar ainda tem grande influência sobre o aluno, interferindo diretamente na motivação do aluno e na sua aprendizagem. A análise destes dados me proporcionou uma reflexão sobre como o educador precisa considerar o contexto social dos alunos para entender, e como constituir seu trabalho pedagógico. Pois de que modo pode-se contribuir de forma efetiva a cultura, o social, os valores e como possibilitar uma formação de consciência nos alunos a partir das suas realidades.

De quinze em quinze dias, aos sábados pela manhã, foram realizadas sessões de estudos e formação pedagógica dos bolsistas dentre elas destacaram-se: as oficinas de formação pedagógica tais como: oficina de elaboração de portfólio, elaboração de projetos de aprendizagem, criação da caixa de leitura, a psicogênese da escrita. Estas oficinas me proporcionaram muito aprendizado e troca de experiência, reflexão sobre a situação atual do ensino básico e seus desafios, criatividade, e diálogos, que enriqueceram nosso conhecimento em relação à prática escolar. Nestes encontros, também, foram realizadas discussões que focaram nas dificuldades enfrentadas pelos bolsistas, que a partir de relatos das professoras supervisoras e dos colegas a orientação de como proceder ia acontecendo de maneira natural, o que tornou o ensino muito mais produtivo. Güllich (2012) diz que a reflexão é um processo que precisa haver na formação inicial, a partir de diálogos formativos, pois eles, “fazem/fizeram/farão com que os professores em constante formação possam progredir, assumindo e compreendendo mais fortemente seu papel como autores e atores de sua própria formação” (GÜLLICH; HERMEL, 2013, p. 282). Desta forma, destaca-se a importância dos processos de reflexão para auxiliar na (re)construção de conhecimentos.

Concomitante a estas reuniões de formação e planejamento foram desenvolvidas atividades na sala de aula. Buscou-se com estas atividades focar nas principais dificuldades dos alunos que segundo a professora da classe era a leitura e a escrita. Assim, as atividades foram desenvolvidas focando na leitura e escrita, desenvolvendo linguagem oral, aprimorando a linguagem escrita. Também foram desenvolvidas atividades de coordenação motora fina por meio da confecção de trabalhos manuais, promovendo enriquecimento cultural. Foram muitas as dificultadas encontradas para o desenvolvimento das atividades considerando, principalmente, que, a turma encontrava-se em vários níveis de aprendizagem, mas com a orientação da professora da classe e da professora supervisora planejou-se atividades que atendiam a todos os níveis observados.

Todas as atividades planejadas foram realizá-las, e com estas foi possível observar que os alunos ficavam muito felizes e entusiasmados com a presença dos BIDs, o que facilitou muito o desenvolvimento das nossas ações. Com essa turma eu aprendi um pouco de tudo, o olhar sensível, a troca de ensino-aprendizagem, o que é estar dentro de uma sala de aula, quais metodologias dão certo para cada turma. Além de me sentir mais preparada para me inserir em próximos estágios, pois a participação no PIBID me proporcionou a oportunidade de ampliar meus conhecimentos e de estar dentro do ambiente escolar. Rizzo (2001, p. 40) diz que "a atividade lúdica pode ser, portanto, um eficiente recurso aliado do educador, interessado no desenvolvimento da inteligência de seus alunos, quando mobiliza sua ação intelectual" e me identifiquei muito com esse recurso que são atividades lúdicas sobre o objeto de aprendizagem, pois é uma forma que facilita a aprendizagem e gera bons resultados.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A partir dos resultados deste relato foi possível perceber o quanto é significativo conhecer o contexto escolar, quanto o familiar dos alunos, para compreender a realidade de cada um. O PIBID/UNICRUZ, tem trazido alegria, superação e melhorias no processo de aprendizagem tanto para nós acadêmicos em formação quanto para os alunos, as crianças tem mostrado muito entusiasmo nas atividades que são realizadas e algumas mudanças já são notáveis como na parte de socialização entre eles.

À medida que as atividades do projeto foram se desenvolvendo, nossa relação com os alunos foi se tornando mais sólida e foi possível perceber que eles se sentiam seguros e confiantes, se sentem abertos para falar o que estão passando. Destaca-se que é muito importante esse diálogo com o aluno, saber o que está acontecendo com ele, seus desejos, seus sentimentos, suas ideias e opiniões.

A participação no PIBID tem trazido um melhor entendimento do que é ser professor e as dificuldades que poderemos encontrar quando assumirmos uma turma de alunos, nos dando mais confiança para poder atuar em sala de aula, e como essa troca de professor-aluno tem que ser completa, e que precisamos um do outro, que trocamos experiências, conhecimentos e que temos que andar de mãos dadas nessa caminhada escolar.

Além disso, as experiências vivenciadas durante esse período, serão muito válidas na integralização da nossa formação complementar. De maneira que professores e alunos tenham uma boa convivência e que o aprendizado seja em um bom nível.

 

REFERÊNCIAS

BRASIL, Ministério da Educação. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pibid>. Acesso em: 8 nov. 2018.

GÜLLICH, R. I. da C.; HERMEL.S.E.E. Possibilidades para a formação de professores de Ciências I: PET Ciências. In: GÜLLICH, R. I. da C.; HERMEL, E. do E. S. (Org.). Ensino de Biologia: construindo caminhos formativos. Curitiba: Prismas, 2013. p. 57-72.

GÜLLICH, R. I. da C. O livro didático, o professor e o ensino de ciências: um processo de investigação-formação-ação, – Ijuí, 2012.

RUG, M. R et al. Experiências interdisciplinares na formação inicial e continuada de professores: a aprendizagem colaborativa como articuladora do currículo escolar. Projeto do programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência da Universidade de Cruz Alta – PIBID/UNICRUZ 2018-2020, Cruz Alta, 2018.

PIMENTA, S.G.; LIMA, M.S.L. Estágio e docência. v. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

RIZZO, G. Educação Pré-Escolar. 7 ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2001

 

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