19/01/2018

Programas para crianças, séries e jogos estão na nova grade

A TV Escola, canal do Ministério da Educação, está com nova programação e identidade visual, como o propósito de interagir ainda mais com seu público formado por estudantes, educadores, pais e famílias. A emissora está no ar há 22 anos. Alguns programas tradicionais apresentarão nova roupagem, e outros, totalmente inéditos, serão lançados.

Cláudio Jardim, diretor de Produção e Programação da TV Escola, informa que até o final do semestre serão apresentadas todas as novidades aos brasileiros. E adianta uma estreia. E nesta sexta-feira, 19, às 21h, será exibida Conversa Musical, uma série em quatro capítulos, realizada em parceria com o cineasta Walter Lima Jr., que abordará a música popular brasileira e a clássica. 

A nova grade manterá o clássico Chico na Ilha dos Jurubebas, que reformulado, conterá games que poderão ser jogados pelas crianças, por meio da plataforma da TV Escola para tablets e pelo canal no Youtube. E o tradicional jornal Rede Escola, único jornal no País que fala sobre educação, agenda escolar, eventos da área e debates sobre experiências em política educacional, terá novo visual e será transmitido ao vivo.

Programas já consagrados como o Salto Para o Futuro e o Hora do Enem virão reformulados. O primeiro, exibido há 20 anos, aborda a formação continuada e educação a distância. Vai ter novo cenário. O Hora do Enem, um dos de maior audiência da TV Escola e acesso pelas redes sociais pelos estudantes, ganha quadros inéditos.

BNCC – Segundo Cláudio, a nova programação da TV Escola será mais interativa e perfeitamente sintonizada com os seus vários públicos, diversificada pelas faixas etárias e profissões. Manterá o conteúdo bastante didático e obedecendo as mudanças da grade curricular advindas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Toda programação poderá ser copiada e demonstrada, incluindo material didático, pelos professores aos alunos em sala de aula.

A TV Escola preocupou-se em atender a todas faixas etárias e públicos. Um exemplo, é a Faixa Criança destinada aos pequenos de quatro a 10 anos. Pelo Portal da TV Escola, os professores terão acesso ao material didático. Há a faixa Jovem, para público de 15 a 18 anos, que vai começar a ser exibido em abril. Com apresentação do ator Land Vieira, o programa abordará questões como opções de profissão, com parceria dos institutos federais.

BBC – Para os adultos, a TV Escola vai oferecer, a partir de março, as quinta e sexta temporadas da série Deu a louca na história, que com clipes, cantores e atores famosos aborda relatos divertidos sobre episódios da humanidade. A série é da BBC, emissora pública de rádio e televisão do Reino Unido fundada em 1922.

Toda a programação da rede pode ser acessada por satélite, parabólica, DTH, TV a cabo e TV digital. Atualmente, soma mais de 80 milhões de espectadores potenciais, além da internet, que reúne 12 milhões de usuários via web, mais de 370 mil seguidores em redes sociais, 20 mil downloads do aplicativo para TVs conectadas e mais de 180 mil downloads para smartphones.

Confira e assista a programação pela página da TV Escola

Assessoria de Comunicação Social - MEC (18.01.2018)

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×