Projeto de ensino integrado será lançado em São Paulo
Um ensino totalmente integrado, em que crianças, jovens, adultos e idosos possam freqüentar desde cursos de alfabetização a universitários, abrangendo ainda as áreas culturais e tecnológicas. Este é o objetivo do projeto Portal das Linguagens, elaborado na Universidade de Passo Fundo (RS), e que será apresentado aos empresários e aos representantes de empresas estatais no dia 24 de novembro, em São Paulo.
O ministro da Educação, Cristovam Buarque, conheceu o Portal durante a Jornada Nacional de Literatura, ocorrida em agosto na cidade gaúcha, e se prontificou a apresentá-lo aos empresários para viabilizar o projeto por meio de parcerias. A Nestlé é a primeira empresa a apoiar a iniciativa.
A construção do complexo arquitetônico, com capacidade para atender 7,5 mil pessoas, está orçada em 24 milhões. Ele terá quatro prédios em formato circular, um para atender seis mil pessoas e os outros, 500 cada um. Os edifícios menores serão destinados a atividades tecnológicas, artísticas e culturais e a um parque da ciência, para a aprendizagem de física e química por meio de experimentos.
Além da redução do analfabetismo de adultos e dos analfabetos funcionais, o projeto pretende também combater o analfabetismo cultural, usando todas as perspectivas de ensino: aulas presenciais, semipresenciais e a distância.