Projeto facilita acesso ao ensino superior
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lançou um projeto que tem como objetivo ampliar a possibilidade de acesso de alunos da rede pública ao ensino superior. O Programa Complementar de Estudos para Alunos do Ensino Médio, planejado pela Pró-Reitoria de Graduação, consiste na oferta de um curso preparatório para estudantes que pretendam concorrer ao Vestibular 2006, através de um trabalho articulado com o sistema de ensino da rede pública.
Segundo o pró-reitor de Graduação Antônio Cabral, o projeto já foi enviado ao secretário de Educação, Wober Júnior, e aguarda retorno para discutir a possibilidade de uma parceria entre a Universidade e o Governo do Estado.
Nove escolas foram selecionadas para fazer parte do projeto, que prevê o atendimento inicial de dois mil alunos este ano, com vistas ao Vestibular de 2006: Churchill, Atheneu, Anísio Teixeira, Floriano Cavalcanti, Padre Miguelinho, Francisco Ivo, Edgar Barbosa e Felipe Guerra. A escolha das escolas considerou, entre outros critérios, as que mais inscrevem alunos no vestibular e o índice de aprovação no concurso.
Para viabilizar a participação dos estudantes, independentemente do horário em que estudam, a UFRN oferecerá o curso em dois formatos: para quem estuda durante o dia no horário vago da manhã ou da tarde, nas dependências da própria escola; para os que estudam à noite e trabalham durante o dia, o curso será oferecido nos finais de semana, em forma de aulões, no Campus Universitário.
O professor Cabral disse que a intenção é desenvolver o projeto, mesmo que a Secretaria de Educação do Estado não confirme a parceria. Nesse caso, segundo ele, o número de alunos beneficiados seria bem menor, já que a Universidade terá que bancar a experiência com recursos próprios e em apenas duas escolas.
Professores e alunos de vários departamentos integram o projeto que servirá, também, de campo de estágio para quem freqüenta os cursos de licenciatura, contando créditos para a disciplina de estágio curricular. Segundo o professor Cabral, o projeto foi elaborado a partir de um relatório com sugestões apresentadas à administração central, e faz parte das ações de planejamento que objetivam uma maior interação entre a sociedade e a Universidade. (UFRN)