23/04/2014

Publicação aborda efeitos negativos de anúncios mal planejados

Tese professora Adriana Portella, defendida Oxford com bolsa concedida da Capes, será publicada por editora inglesa   

 

No dia 15 de maio acontecerá, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o lançamento do livro "Visual Pollution: Advertising, Signage and Environmental Quality", que está sendo publicado pela editora inglesa Ashgate, de Londres. A publicação é fruto da tese de doutorado da professora Adriana Portella, defendida na Oxford Brookes University, na cidade de Oxford, Inglaterra, em maio de 2007. O doutorado foi desenvolvido de 2003 a 2007 com bolsa de doutorado pleno concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

"O apoio dado pela Capes é de grande importância para o desenvolvimento de pesquisas que podem vir a ser reconhecidas internacionalmente. Também é muito importante que os pesquisadores retornem ao Brasil após concluir o doutorado no exterior para contribuir com o crescimento científico e reconhecimento do nosso país", disse Adriana Portella, que atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas no Rio Grande do Sul.

Publicação

O livro aborda as consequências negativas que anúncios comerciais mal planejados podem trazer à qualidade visual das áreas urbanas e a qualidade de vida das pessoas. A publicação trata de conceitos que vão desde a área da arquitetura, planejamento urbano, marketing e turismo até a da psicologia ambiental. Embora algumas dessas disciplinas pareçam distantes umas das outras, todas conversam entre si quando o tema se trata da cidade e das pessoas que vivem nela.

Entre outras ideias apresentadas, o livro sugere que a melhor forma de controlar a poluição visual não é apenas recomendar diretrizes relacionadas aos anúncios comerciais por si só, mas definir princípios de desenho urbano que promovam a criação de ruas avaliadas como um todo positivamente por pessoas de diferentes culturas. Segundo as análises discutidas na publicação, defende-se que desenho urbano é um processo de planejamento que envolve diversas etapas e não apenas a solução de problemas pontuais, sendo a etapa mais importante a análise da identidade estética e compositiva da cidade considerando as características históricas (aspectos simbólicos) e formais do lugar relacionadas à percepção e satisfação dos usuários.

Fonte:  

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