27/07/2022

Quais os principais objetivos da educação acadêmica?

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A educação é um processo complexo de internalização de tendências, informações, práticas, crenças, rituais, mitos, tradições e normas. 

Em suma, é um quadro completo de dados arbitrariamente falsificados pelos humanos que a Natureza e suas decisões se sobrepõem. Universal e relativamente atemporal. 

Em outras palavras, a educação se preocupa em difundir uma determinada cultura para novos membros de um grupo social. Trata-se da iniciação do membro na vida social de um determinado grupo, o que pressupõe sua postura submissa diante dos membros.

Portanto, a educação será a grande responsável pelo processo de reprodução social. Em outras palavras, a educação que vai garantir a continuidade da existência de determinados grupos sociais e sua permanência na história.

Sem a educação, a cultura de um determinado grupo tende a morrer com a morte de seus mais velhos. Segundo o sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917), a continuidade e manutenção dessa coletividade será uma das principais funções que serão encontradas dentro da educação.

Como vimos, são várias as teorias e abordagens que definem o sentido da educação dentro da disciplina de Sociologia da Educação. Ao longo da história, a educação tem sido utilizada como ferramenta para fins diversos que não apenas a “divulgação do conhecimento”, pura e simples, como vimos ao longo da história humana.

Segundo os Cursos Online Grátis, dentre as disciplinas que compõem nossa licenciatura em história, aprendemos que a educação, desde o período acadêmico, foi utilizada para transmitir as ideias e o modo de vida de uma época, principalmente como forma de dominação. A sociedade, sempre servindo ao mesmo período de poder.

Originalmente servindo apenas a poucos privilegiados, a aristocracia e as classes mais abastadas da sociedade, sua função tende a manter a sociedade de acordo com todos os padrões estabelecidos pelas forças dominantes, ao invés de ser inclusiva ou emancipatória como se pensa hoje.

Dentro do mundo atual, a educação vem se tornando cada vez mais uma importante ferramenta de socialização, não apenas a simples disseminação de conhecimento. Vivemos dentro de um momento crítico de profunda preocupação com questões de intolerância, violência e inclusão.

Podemos destacar que diversas escolas brasileiras têm sido vítimas de múltiplos casos de tragédias, como, por exemplo: Suzano em São Paulo.

Diante de uma sociedade globalizada e democrática, o objetivo principal da educação hoje deve ser justamente a manutenção dessa democracia e, cada vez mais, esse conhecimento pode levar a uma perspectiva de uma melhor qualidade de vida, principalmente uma perspectiva mais humana.

Vivemos um momento muito complexo onde as ciências sociais estão 'paradas' em detrimento de uma educação mais 'técnica'. Destacamos que o conteúdo está mudando, tópicos importantes estão sendo removidos ou terão que ser trabalhados em outros conteúdos, e podemos ver sérios impactos dentro da sociedade.

Antes da BNCC, o Brasil ainda não tinha um currículo obrigatório, e os únicos conteúdos que eram previstos por lei para os três anos do ensino médio eram as seguintes matérias: matemática, português, filosofia, sociologia, artes e educação física. Neste momento, apenas Português e Matemática são obrigatórios, os restantes serão leccionados durante o itinerário formativo. O currículo deve ser regulamentado pelos estados.

Olhando para a história e para o tema da história da educação que estudamos no primeiro ano do ensino médio, podemos perceber que se no passado a educação era utilizada como ferramenta de divulgação de saberes específicos e de manipulação burguesa e destinada, hoje, a educação parece ser a ferramenta mais importante para mudar a sociedade. Por conta disso, é notado um grande crescimento na procura por Cursos Online Gratuitos.

Dentro do Brasil, apesar de alguns avanços, buscamos novas soluções para várias desigualdades desde a criação do Manifesto Pioneiro da Educação Nova, e temos feito bem pelo menos nos últimos 20 anos. O propósito da educação, especialmente em um país como o Brasil, deve ser o objetivo primordial de desenvolver a humanidade dos alunos, transformando as escolas em práticas rotineiras de experiências cívicas, equitativas, inclusivas e sociais.

Deve também visar respeitar outras culturas, conviver e respeitar outros modos de vida, mas também deve aprender, compreender e preservar a diversidade e o pluralismo da cultura brasileira.

A partir do momento em que vemos manifestações de preconceito, intolerância, e principalmente etnocentrismo e anacronismo em nossa sociedade atual, esses fins e objetivos têm sido justificados, até mesmo por incentivos e ações erradas. A verdade que muda nossa história, como vemos:

A partir do levantamento podemos constatar que, uma grande parte das pessoas com mais de 60 anos somente tem o ensino fundamental e dentro desse grupo a sua renda familiar não é superior a 2 salários mínimos por mês.

Os resultados deste estudo mostram que ainda precisamos avançar dentro do assunto da educação, pois somente através dela podemos difundir conhecimento, e encontrar uma sociedade em que todos, ou pelo menos a grande maioria, tenham acesso à informação e ao conceito. Pode ser abordado através de escolas "novas", sociais e inclusivas.

É preciso que a educação se torne mais inclusiva, e também é importante ver a educação básica como a base desse grande segmento de pobres. Nesses tempos caóticos, uma parte da população que tenta reverter valores e quer “reescrever” a história terá grande papel dentro do campo. Os educadores, alunos, famílias, escolas, universidades e sociedade devem sempre estar em busca de uma educação de qualidade.

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