26/10/2020

Qual é a melhor forma de decidir sobre qual pós-graduação fazer

Universitario-com-trabalho

São muitas as pessoas que se perguntam o que devem fazer depois da universidade. Para as que decidem continuar estudando, o dilema diz respeito a qual pós-graduação fazer.

Se você é um dos graduados que não sabe em que setor de estudos quer se especializar, então não deixe de ler esse artigo! Nele, explicamos como você pode escolher um curso de pós-graduação com a sua cara. Confira!

 

Lato sensu ou stricto sensu: qual pós-graduação fazer?

 

Existem dois tipos cursos de pós-graduação: a lato sensu e a stricto sensu. O primeiro tipo diz respeito a especializações e MBA’s e o segundo a cursos de doutorado e mestrado.

Se o que você procura são cursos de pós-graduação voltados para a atuação profissional, então a melhor opção são os cursos do tipo lato sensu.

Neles, você terá a oportunidade de aprender conteúdos de maneira aplicada a áreas específicas, o que pode propiciar novas habilidades e competências profissionais.

Já os cursos stricto sensu são voltados para graduados que desejam aprofundar conhecimentos em campos específicos ou seguir a carreira acadêmica como professor ou pesquisador.

Diante das diferenças entre lato e stricto sensu, qual desses cursos fazer? Indicamos que você opte pela especialização, haja vista que essa formação é mais focada na prática e ajuda o profissional a se inserir no mercado de trabalho.

Depois de concluído seu MBA ou especialização, é provável que você tenha mais condições de avaliar seu real interesse na área escolhida.

 

O que cursar na pós-graduação?

 

Agora que você já sabe a diferença entre lato sensu e stricto sensu, pode decidir qual o curso irá fazer. Para isso, siga as dicas que oferecemos a seguir.

Faça um curso relacionado à sua área

Lembre-se que, para mudar de área, você deverá fazer outra graduação. Portanto uma pós não será suficiente. O ideal é usar a especialização ou mestrado para aprimorar habilidades e conhecimentos dentro de seu próprio campo de atuação.

Torne-se um especialista

“Pense sobre seus objetivos profissionais. Veja em qual área específica você gostaria de atuar e utilize o curso de pós-graduação de sua escolha para se tornar um especialista.”

Curso alinhado a objetivos

Certifique-se de que o curso escolhido por você está realmente alinhado com seus objetivos. Para isso, verifique o currículo dos professores e o conteúdo programático da formação.

 

Como escolher a pós-graduação: escolhendo uma instituição de ensino adequada

 

Depois de escolher o curso que você deseja, é hora de pesquisar uma instituição de ensino que ofereça boas condições para a realização da formação. Entre os aspectos a serem observados nessa escolha, temos:

  • Infraestrutura;

  • Corpo docente;

  • Reconhecimento;

  • Custo-benefício.

Quanto à infraestrutura, veja se a universidade escolhida oferece instalações que possibilitem a realização das atividades do curso. O oferecimento de salas de informática, bibliotecas e refeitórios também deve ser observado.

No que concerne ao corpo docente, este deve ser constituído por mestres e doutores. De preferência opte por cursos que tenham professores especializados em sua área de interesse.

Ademais, a pós-graduação escolhida deve ser reconhecida não somente pelo MEC, mas, também, pelo mercado. Em outras palavras, a formação em questão deve ter credibilidade junto aos empregadores e ser um diferencial do profissional formado.

O custo-benefício do investimento também deve ser levado em consideração. Analise se os diferenciais oferecidos pelas instituições que oferecem a pós de seu interesse correspondem aos valores cobrados pelo curso.

Há, ainda, instituições que oferecem descontos significativos para alunos que terminam cursos e desejam continuar estudando, o que garante muito mais economia.

 

Faça um teste vocacional

 

Por fim, recomendamos que você faça um teste vocacional. Por meio dele, será possível avaliar qual é a formação mais adequada para seu perfil, tendo em vista suas características pessoais.

De fato, essa é uma ótima forma de saber qual pós-graduação fazer, reduzindo a insegurança e tornando a escolha mais assertiva.

 

E você, está encontrando dificuldades em escolher um curso de pós-graduação? Nossas dicas o ajudaram? Comente!




 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×