23/10/2020

Quase 50 mil usuários fizeram treinamentos do Portal de Periódicos

Neste ano, o Portal de Periódicos completa duas décadas. Ao todo 2.270 turmas on-line já foram ofertadas em todas as áreas do conhecimento.

 

Buscar informações cientificas confiáveis e assertivas acelera o processo de pesquisa e otimiza os resultados. Com esse objetivo, o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), desde 2016, oferece treinamentos on-line sobre os recursos disponíveis e seus mecanismos de consulta, além de conteúdos especiais que tratam de diversos temas ligados ao universo científico. Todos ministrados por representantes das editoras e sociedades científicas que compõem o maior portal de apoio à pesquisa no Brasil.

Este ano o Portal de Periódicos completa duas décadas. Ao todo, 2.270 turmas virtuais já foram oferecidas e 49.572 usuários capacitados em todas as áreas do conhecimento.

Para Letícia Bortolo Martins, mestranda no Programa de Pós-Graduação de Arquitetura, Tecnologia e Cidade da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), os treinamentos facilitam a navegação na plataforma virtual. “A iniciativa da CAPES de disponibilizar gratuitamente esses cursos é de suma importância para nós, pesquisadores, pois facilita as buscas em bases e periódicos relevantes para cada área de atuação”, ressalta.

A mestranda já participou de dois treinamentos, um em Ciências Sociais Aplicadas e outro multidisciplinar. De acordo com Letícia, a parte mais importante da capacitação foi a utilização dos operadores booleanos - and, or e not que definem relações entre termos em uma pesquisa- e dos parênteses: “Com a utilização do AND, OR e NOT, a pesquisa fica muito mais assertiva e faz com que o pesquisador chegue a um resultado satisfatório com mais facilidade e rapidez”.

São várias as possibilidades à disposição dos usuários do maior portal de apoio à pesquisa no Brasil. Como é o caso do treinamento especial, Clarivate, que ensinou a identificar produções científicas sobre temas emergentes e sua aplicabilidade pelas patentes depositadas, protegendo invenções sobre o tema, além de identificar os grandes depositantes, o inter-relacionamento entre invenções protegidas por patentes e artigos científicos que as originaram e a abordar as citações a patentes.

Outro caso de sucesso são os treinamentos da editora Proquest sobre revisão sistemática, método de síntese eficiente na geração de evidências científicas a partir dos estudos originais, cujos resultados são a informação de mais alto nível científico sobre uma determinada pergunta. Com uma boa revisão sistemática é possível desenvolver TCCs, dissertações, teses e publicações de diversas áreas de pesquisa científica.

As capacitações são indicadas para todos os interessados em conhecer melhor e se aperfeiçoar no uso de recursos e ferramentas oferecidos para a comunidade acadêmico-científica brasileira. Os cursos são gratuitos e é possível se inscrever em mais de uma turma, de acordo com a necessidade dos estudantes.

Os treinamentos on-line seguem até o final de novembro, de segunda a sábado, em horários variados. As sessões especiais ocorrem sempre às quintas-feiras. As inscrições estão abertas até o fim de outubro. A cada semana, os usuários têm uma área do conhecimento à disposição e podem selecionar a sessão de acordo com suas necessidades. É importante que os interessados verifiquem as opções disponíveis e efetuem a inscrição o quanto antes, pois as salas virtuais tendem a atingir sua capacidade máxima.

Para acessar o cronograma anual do Portal de Periódicos e dos editores com os horários dos treinamentos 2020, clique aqui.

Sobre o Portal de Periódicos
Portal de Periódicos fornece acesso a um vasto acervo, disponível pelo site e também pelo aplicativo. São mais de 49 mil títulos de periódicos, 135 bases de dados referenciais, 42 bases de dados estatísticas, 66 bases de teses e dissertações, 48 obras de referência dentre dicionários especializados, acervos especiais de bibliotecas, compêndios, bancos de dados e ferramentas de análise, nove bases de conteúdos audiovisuais, 16 bases de arquivos abertos e redes de e-prints, 12 bases de patentes, duas bases de dados de normas técnicas, e mais de 275 mil documentos dentre anais, relatórios, livros, anuários, guias e manuais, entre outros.

 

Assessoria de Comunicação Social da Capes - 22.10.2020

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×