REESTRUTURAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO
Atividade do Estágio 4.
Nome: Luiz Carlos Pereira Silva
Tema: Gestão de Cursos de Graduação – Projetos Pedagógicos de Cursos.
REESTRUTURAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO
CORRELAÇÕES ENTRE A GESTÃO PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA.
Cada vez mais os cursos de graduação estão voltados à formação de mão de obra para o mercado do trabalho. Não obstante, o próprio desenvolvimento dos projetos pedagógicos destes cursos deve ser parte integrante de um composto mercadológico[1] sendo considerados como um produto pelo qual se define como serão os serviços prestados pela Instituição de Ensino Superior (IES) à sociedade e em especial, aos alunos e professores.
A concepção do Projeto Pedagógico deve ter como precedente, um processo que compreende três momentos distintos e interligados, sendo eles: o diagnóstico das realidades onde estão inseridas as IES; a identidade da IES, decorrente do levantamento das concepções da sociedade advindas, principalmente das Comissões Próprias de Avaliação; e a programação das ações a serem desenvolvidas pelos alunos e corpo gestor, docente e técnico administrativo das IES.