14/08/2012

REFLEXÃO SOBRE A METODOLOGIA APLICADA AO ENSINO DA MATEMÁTICA NO CURSO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS PROEJA CAMPUS RONDONÓPOLIS

MEC – SETEC

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO

PRO-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO

REFLEXÃO SOBRE A METODOLOGIA APLICADA AO ENSINO DA MATEMÁTICA NO CURSO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS PROEJA CAMPUS RONDONÓPOLIS

Carvalho, Clemilson Nascimento[1]

Carvalho, Dra. Edione Teixeira de[2]

RESUMO

Esta pesquisa tem por finalidade possibilitar uma reflexão acerca das práticas pedagógicas aplicadas ao ensino da matemática no curso de Tecnologia de Alimentos integrado ao ensino médio Proeja3, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso, campus Rondonópolis. A investigação caracteriza-se por um estudo de caso emuma abordagem quanti-qualitativa, que teve como instrumento coletor dos dados à aplicação de um  questionário, onde os sujeitos da pesquisa foram os  alunos do 1º e 2º anos do referido curso acima citado.Com esse estudo, contribui-se para reflexões acerca de novas determinantes implícitas nos processos de ensino e aprendizagem da disciplina matemática, tendo como principal co-autor, o aluno de Proeja, de forma a entendê-lo como gestor de seu próprio conhecimento, considerando suas especificidades e anseios perante a retomada de sua busca à educação formal como forma de reintegração social.Oestudo acenou para a necessidade da implantação de novas metodologias que promovam a concatenação do saber empírico do aluno adulto e o saber escolarizadoà luz de uma sistematização condicionada, que atenue as dificuldades promovidas pela introdução de novos conceitos matemáticos. A “Aprendizagem Significativa’’ de Ausubel reforça o fato que o ensino deve ser significativo, proposto pela interação das estruturas cognitivas pré-existentes e a acomodação de novas proposições; concatenada com a mudança de postura do professor acerca das metodologias que promovam a construção doconhecimento, sendo este, ferramenta de interação do educando como agente crítico da sociedade a qual ele está inserido.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×