Reforma do Ensino Médio e o Terceiro Estado
Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante, Articulista, Colunista, Docente, Consultor de Projetos Educacionais e Gestão do Conhecimento na Educação – www.wolmer.pro.br
Podemos partir da premissa de que se educação não for a solução para todos os problemas sociais, será a chave mestra para possíveis soluções, pois todos problemas perpassam por ela e/ou por sua falta.
Entretanto, como toda regra tem exceção, não é diferente com a educação, portanto cabe aqui definir qual o tipo de educação, pois se contarmos com educação no sentido de escolaridade, teremos como problema social a corrupção, mal que afeta a nossa sociedade, falindo instituições e sangrando o pais.
Essa corrupção é representada na sua grande maioria que compõe o topo da pirâmide social política brasileira por advogados, médicos, e outros, tendo a sua maioria de políticos com cursos superiores.
São pessoas com boa escolaridade, mas que infelizmente não tão educados, com se diz, são escolarizados, pois para estes corruptores e usurpadores como deputados, senadores, secretários e ministros, faltou-lhes a educação de valores embasada pela moral e ética.
Um povo esclarecido consegue perceber esta ausência de educação, mesmo quando este corruptor manifesta suas incontinências verbais com suas falácias.
Infelizmente estes mesmos políticos detêm a Máquina do Estado e tudo fazem para melhor aproveitamento da própria causa que se resume no próprio enriquecimento e de seus pares semelhantes.
São eles mesmos que ditam as regras na educação e brincam com o povo, ora cortando conteúdos de suam importância para o desenvolvimento da criticidade e protagonismo do educando como filosofia e sociologia, ora cortando a cutlura afrodescentente ou inserindo conteúdos estéreis ao processo educativo, e não ensino/aprendizagem, que neste caso se dá para muitos, por repetição e totalmente sem discernimento.
Aos poucos, os alunos estão sendo tolhidos de pensar e perdendo a dignidade e todo senso crítico.
O verdadeiro processo educativo implica na transformação do educando. A verdadeira metamorfose, que pode-se ter como analogia a lagarta a se transformar em uma borboleta, clamando pela liberdade.
Com a atual reforma do ensino médio, teremos somente lagartas a devorarem as plantações, e muitas lagartas em uma plantação podem ser consideradas pragas.
Essa linguagem metafórica é apenas para retratar que o povo perderá a sua voz e consequentemente a sua vez, o que acarretará no enfraquecimento ou até mesmo na aniquilação do Terceiro Estado que é a força do povo a exigir o equilíbrio da nação, pois essa reforma esterilizará sonhos e castrará as perspectivas de nossos educandos.
Dessa forma, estaremos segmentando ainda mais a nação brasileira em castas, estigmatizando os pobres e impondo pensamentos de que não tem porque lutar, sempre será pobre.
Assim sendo, o Brasil aumentará de forma exponencial a sua miséria e privilegiará uma minoria escolarizada, mas sem a educação de valores.
Graças ao Terceiro Estado, o povo conquistou direitos, entendeu seus deveres, e agora, esta fadado a perder todas as conquistas realizadas pelo sangue e suor de nosso povo.