13/02/2017

Reforma Moral

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante, Articulista, Colunista, Docente, Consultor de Projetos Educacionais e Gestão do Conhecimento na Educação – www.wolmer.pro.br

 

            Os últimos acontecimentos em nosso país tem nos mostrado o quanto precisamos melhorar como seres humanos e também como civilização.

            Muitos acreditam que a corrupção se dá apenas em órgãos públicos, mas se analisarmos, a corrupção se dá onde está um ser humano com desvio moral, e tenha certeza que a sociedade está cheia deste tipo de gente, ou seja, em todos os lugares tem-se corruptos.

            Aranha em seu livro Filosofia da Educação publicado pela Editora Moderna em 1996 esclarece que a educação supõe o processo de desenvolvimento integral do homem, o que significa no desenvolvimento de sua capacidade física, intelecto e moral, mas o que é moral?

            Para Aries em seu livro História social da criança e da família publicado pela LTC em 1981 que cabe a família deixou de ser uma instituição do direito privado para transmissão de bens e nomes e passou a assumir a função moral e espiritual, formando os corpos e as almas.

            Rodrigues enfatiza em seu livro Ética e Cidadania publicado pela editora Moderna em 1994 que, moral se refere mais a determinados campos da conduta, ou seja, o nosso comportamento nos dirá se fazemos ou não o uso dela.

            Dito isso, teremos na ética a ciência da moral o que para Sanchez no seu livro Ética publicado pela Civilização Brasileira em 2002, ela não cria a moral.

            Para o autor a ética vem do grego ethos, que significa analogamente "modo de ser" ou "caráter" enquanto forma de vida também adquirida ou conquistada pelo homem e moral vem do latim mos ou mores, "costume" ou "costumes", no sentido de conjunto de normas ou regras adquiridas por hábito. A moral se refere, assim, ao comportamento adquirido ou modo de ser conquistado pelo homem.

            Estaríamos em um mundo perfeito se fizéssemos uso da ética e da moral, mas o problema é que só as usamos quando nos convém ou quando estamos sendo observados.

            Se analisarmos, a corrupção é o reflexo da ausência da ética e da moral. E ela não está somente nos políticos. A corrupção está nas pequenas coisas que se torna cultural na sociedade.

            Quanto mais no topo da pirâmide social, mais forte é a corrupção como no caso dos médicos e dos juízes.

            Passamos por dois escândalos na medicina, sendo a máfia da prótese e agora a máfia dos remédios, onde estes profissionais fazem um juramento a Hipócrates que se resume em praticar a medicina com honestidade, mas muitos se deixam levar pelo status e falta de informação de seus pacientes a ponto de ludibriá-los, sem contar com os erros médicos que muitos se tornam cúmplices desta barbárie e falta de profissionalismo.

            Na área da magistratura, quem não conhece casos de advogados que enriqueceram por estarem em conluio com juízes que dão causas ganhas nos processos defendidos por tais advogados? Ou juízes que se consideram deuses e se tornam arbitrários favorecendo sempre uma elite esmagadora, deixando a deriva uma sociedade cada vez mais miserável.

            Na área da educação privada com professores universitários que deixam seus alunos reprovados só para aplicar aula de recuperação para que estes alunos não percam o período. Geralmente estas aulas são ministradas nas férias, o que proporciona a este professor uma renda extra, ou caso de outros professores que vendem as provas de segunda verificação para que os alunos passem na recuperação.

            O fato é que a corrupção está em nós de forma latente esperando o momento para se manifestar, seja para uma ostentação ou simplesmente poder.

            Se analisarmos, quanto mais alto estiverem no topo da pirâmide, maior é o tipo de corrupção e mais avassalador para a sociedade, o que implica em dizer que não há educação formal que resolva este problema ético, isso porque, caráter vem do berço.

            Não podemos nos esquece que moldamos nossas vidas conforme as dos outros, logo, que sejamos bons exemplos para que a juventude que está começando, possa aos poucos, minimizar este câncer que é a corrupção.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×