16/04/2014

Reunião anual da SBPC terá atividades para cultura extrativista

Sbpc

Atividade acontecer Parque Zoobotânico da Ufac. A 66ª Reunião Anual da SBPC acontece de 22 a 27 de julho, em Rio Branco (AC)  

 

A 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) será realizada no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, de 22 a 27 de julho. Na edição de 2014, serão promovidas atividades com o objetivo de ampliar a divulgação da cultura extrativista, além de despertar o interesse dos jovens estudantes e pesquisadores. 

As atividades, que integram a programação batizada como “SBPC Extrativista: O mercado verde e a populações tradicionais”, serão montadas no Parque Zoobotânico da Ufac e contará com diversas ações, como minicursos, mesas redondas, uma tenda com estandes, exposições de fotografia e vídeos. As inscriçõespara a 66ª Reunião Anual da SBPC estão abertas e podem ser feitas pela internet.

A vice-reitora da Ufac e coordenadora local da reunião, Guida Aquino, afirma que a proposta da atividade é disseminar a cultura extrativista para que os produtos possam chegar ao mercado verde. “Entendemos que é importante mostrarmos esta cultura tão presente em nosso estado, um sistema que garante o modo de vida de uma população, e ao mesmo tempo tão carente de tecnologias. Acredito que a SBPC poderá sensibilizar pesquisadores e estudantes para trabalhar em prol deste setor”, explicou.

Estandes mostrarão projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), todas as etapas da cadeira produtiva da borracha, do açaí, do babaçu e da castanha-do-pará. “Vamos mostrar experiências porque a prática do extrativismo está dentro do manejo sustentável, uma forma de exploração de elementos da natureza com técnicas que causem o mínimo impacto ambiental”, disse.

Edição de 2013 

65ª Reunião Anual da SBPC, realizada em julho de 2013, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, com o tema "Ciência para o Novo Brasil", debateu as principais preocupações da comunidade científica brasileira. Durante cinco dias, foram desenvolvidas mais de 260 atividades, entre mesas-redondas, conferências, sessões especiais e minicursos. No total, o evento teve 23.234 inscritos, o maior público dos últimos anos.

A programação científica é, geralmente, composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×