Saeb será aplicado em todas as escolas de ensino básico
O Sistema de Avaliação Básica (Saeb), passará a ser realizado em todas as escolas de educação básica a partir de 2004. O trabalho será realizado pelo MEC em parceria com estados, municípios e universidades. Até o ano passado, o sistema era aplicado por amostragem.
A aplicação do Saeb ampliado será em novembro e terá a participação de 7,5 milhões de alunos da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental de 169 mil escolas. Para isso, será implementada a Rede Nacional de Avaliação, com a participação de estados e municípios que aderirem ao programa. Em 2005, pretende-se estender a avaliação à 3ª série do ensino médio.
Ao realizar uma avaliação periódica do desempenho dos alunos por escola, o governo pretende valorizar o processo de aprendizagem, promover políticas de eqüidade e incentivar a participação da comunidade escolar.
Outra finalidade é estimular a formação de sistemas estaduais e municipais de avaliação autônomos e a associação deles com as instituições de ensino superior para a definição de programas de formação de professores.
Com a avaliação ampliada, os governos poderão identificar as escolas com boa qualidade de aprendizado. O objetivo é que elas sejam parâmetros para os demais estabelecimentos da educação básica. Além dos estados e municípios, cada escola poderá receber seu resultado pedagógico, a ser divulgado em março de 2005. (MEC)