25/03/2015

Seminário de Iniciação à Docência debate formação de professores para a educação básica

Acontece, nos dias 10 e 11 de abril, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o 3º Seminário de Iniciação à Docência. As inscrições estão abertas até o dia 27 de março. Com o tema "Formação do Professor da Educação Básica: perspectivas e desafios", o objetivo do evento é socializar os diferentes impactos que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tem conquistado ao longo dos últimos seis anos em Juiz de Fora e promover reflexão sobre as ações de docência da UFJF e a formação qualificada de professores para a educação básica.

Durante o evento, os participantes poderão debater e expor experiências vividas no cotidiano das escolas, práticas pedagógicas construídas, materiais produzidos e pesquisas realizadas. A programação é aberta ao público e não é cobrada taxa.

De acordo com o professor José Guilherme da Silva Lopes, membro da comissão organizadora do evento, o seminário é uma grande oportunidade para aperfeiçoar o Pibid. "O intuito é formar um elo entre os educadores, além de debater a valorização do professor da educação básica". Para ele, apesar da ampliação e da boa qualificação da formação, ainda não há valorização do educador. "É um desafio que necessita ser superado, a valorização do profissional é muito importante, não se trata apenas de remuneração, mas também da importância de uma boa formação continuada e da valorização social".

A apresentação de trabalhos é aberta para educadores de diversas faculdades e institutos da UFJF e de faculdades particulares da cidade que tratam do tema educação básica. Confira a programação completa.

Pibid
O Pibid é um programa de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; ao coordenador institucional que articula e implementa o programa na universidade ou instituto federal; aos coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas; e, ainda, aos docentes de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos. Também são repassados recursos de custeio para execução de atividades vinculadas ao projeto.

(Com informações da coordenação do Pibid/UFJF)

CAPES

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×