12/11/2012

SINAES: DIFERENÇAS ENTRE A PROPOSTA E SUA IMPLANTAÇÃO

 

Roberta Muriel / Wille Muriel / Charles Leão.

Núcleo de Estudos sobre Avaliação Institucional (NEAI) do MBA – Administração Acadêmica e Universitária

 

Atualmente, discute-se a educação do futuro a partir da sociedade do conhecimento e da condição humana nesta sociedade. “A educação do futuro deverá ser o ensino primeiro e universal, centrado na condição humana”. (MORIN 2004, p. 47).

A educação é o principal meio de desenvolvimento do cidadão e da sociedade. Por razão, torna-se fundamental garantir o acesso ao ensino superior, a permanência daqueles que tiveram acesso e a oferta de uma educação de qualidade. A qualidade deve ser vista como um princípio.

Medir a qualidade em educação é, todavia, tarefa complexa, que exige grande esforço para que possa ser considerada válida, na medida em que a educação é um fenômeno social. Portanto, muitas de suas dimensões não são facilmente mensuráveis.

Averiguar qualidade é um dos objetivos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), proposto pelo Ministério da Educação (MEC), o qual busca integrar em um único sistema a avaliação de cursos, a avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES) e a avaliação dos alunos, o que ocorre por meio do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE).

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