SINAES: DIFERENÇAS ENTRE A PROPOSTA E SUA IMPLANTAÇÃO
Roberta Muriel / Wille Muriel / Charles Leão.
Núcleo de Estudos sobre Avaliação Institucional (NEAI) do MBA – Administração Acadêmica e Universitária
Atualmente, discute-se a educação do futuro a partir da sociedade do conhecimento e da condição humana nesta sociedade. “A educação do futuro deverá ser o ensino primeiro e universal, centrado na condição humana”. (MORIN 2004, p. 47).
A educação é o principal meio de desenvolvimento do cidadão e da sociedade. Por razão, torna-se fundamental garantir o acesso ao ensino superior, a permanência daqueles que tiveram acesso e a oferta de uma educação de qualidade. A qualidade deve ser vista como um princípio.
Medir a qualidade em educação é, todavia, tarefa complexa, que exige grande esforço para que possa ser considerada válida, na medida em que a educação é um fenômeno social. Portanto, muitas de suas dimensões não são facilmente mensuráveis.
Averiguar qualidade é um dos objetivos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), proposto pelo Ministério da Educação (MEC), o qual busca integrar em um único sistema a avaliação de cursos, a avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES) e a avaliação dos alunos, o que ocorre por meio do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE).