05/02/2020

Sistema disponível para declaração da Situação do Aluno 2019

O Sistema Educacenso encontra-se aberto para a coleta da Situação do Aluno, segunda etapa do Censo Escolar 2019. As informações declaradas neste módulo se referem ao movimento e ao rendimento dos alunos no final do ano letivo de 2019. A partir do preenchimento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) faz o cálculo das taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar, fundamentais para a implementação das políticas públicas e para o conhecimento da realidade escolar.

A coleta de dados do Censo Escolar é realizada exclusivamente pelo Sistema Educacenso e o prazo para a declaração da Situação do Aluno termina em 20 de março. Após o fim da coleta, é aberto o período para conferência e correção dos dados informados, que vai de 1º a 15 de abril. O Inep divulgará os resultados finais dessa etapa em 11 de maio.

A taxa de aprovação da Situação do Aluno 2019 irá compor, junto com as médias de desempenho dos alunos no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, que deverá ser divulgado neste ano.

Censo Escolar – É uma pesquisa estatística que tem por objetivo oferecer um amplo diagnóstico sobre a educação básica brasileira. Coordenado pelo Inep, o Censo Escolar é realizado em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. A pesquisa é declaratória, de abrangência nacional e coleta informações de todas as escolas públicas e privadas, suas respectivas turmas, seus gestores, profissionais escolares e alunos de todas as etapas e modalidades de ensino: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos e educação profissional.

Acesse o Sistema Educacenso - INEP (04.02.2020)

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×