Social Media Week São Paulo usa plataforma de crowdsourcing da 80 20 Marketeria Digital para selecionar palestras de 2016
Social Media Week São Paulo usa plataforma de crowdsourcing da 80 20 Marketeria Digital para selecionar palestras de 2016
Nova ferramenta é mais amigável tanto para os interessados em inscrever suas palestras, quanto para o público na hora de fazer login e escolher seus temas favoritos
Pelo segundo ano consecutivo, a Social Media Week São Paulo (#SMWSP), semana digital organizada pela Associação Paulista de Agentes Digitais (ABRADi-SP) e Interney, abre para cadastros de palestras online em plataforma colaborativa de crowdsourcing, com votação popular. Neste ano, conta com uma nova plataforma, mais amigável, conectada ao Facebook para facilitar login e com melhores recursos, desenvolvida pela 80 20 Marketeria Digital, o http://socialmedia.8020mkt.com.br/. As inscrições de palestras podem ser feitas até maio e as palestras mais votadas, na fase final, serão selecionadas por uma curadoria de conteúdo.
A plataforma segue a última tendência internacional, o crowdsourcing, que vem do mesmo conceito de crowdfunding, porém, ao invés das pessoas participarem com dinheiro, contribuem com ideias ou votos. O engajamento e visibilidade do evento tendem a aumentar por conta do viés de cocriação, ou seja, a participação de todos na criação do evento, já que cada pessoa que inscreve uma palestra tende a compartilhar o material com toda sua rede de contatos. Engajar o público no evento meses antes permite um envolvimento maior no resultado final. Nos primeiros dias foram mais de 500 comentários e 60 palestras sugeridas. Agora já são mais de 300 temas inscritos e 15 mil votos de pessoas diferentes.
No ano passado o evento reuniu 165 palestrantes que se dividiram entre 107 atividades no Museu da Imagem e Som (MIS) e em outros locais parceiros, e mais de 12 mil pessoas se inscreveram e quase 6 mil acompanharam as atividades ao vivo. “Nessa edição a intenção não é mais crescer em tamanho, mas sim aumentar a qualidade e diversidade de novidades. Queremos levar às pessoas as últimas tendências, conteúdo criativo e experiências nunca antes contadas. Tivemos sucesso em 2015 com a estratégia de abrir publicamente as inscrições e conseguimos subir o nível de inovação nas apresentações. Neste ano, com uma melhor usabilidade da plataforma, pretendemos aumentar consideravelmente o nível de palestras inéditas”, comenta o organizador do evento, consultor e professor, Edney Souza.
A plataforma foi inspirada em um projeto em open source, ou código-fonte aberto, utilizado originalmente para eventos de âmbito científicos, com adaptação feita para o mercado. “Dessa maneira, as pessoas podem se logar a partir de uma rede social e votar positivo ou negativo para cada palestra, além de cadastrar seu próprio tema e interagir com comentários. Vale lembrar que apenas os ‘likes’ contribuem para a escolha, e o ‘dislike’ não diminui a entrada ou não para a lista de palestras favoritas, um critério definido pela organização da #SMWSP”, conta o diretor de tecnologia da 80 20 Marketeria Digital, Kenneth Corrêa.
Esse tipo de plataforma colabora para atrair mais interesse coletivo e pessoas com assuntos totalmente diferenciados e interessantes. “Alguém desconhecido pode trazer uma discussão que ninguém imaginou antes para o #SMWSP e ganhar centenas de ‘likes’. Então se é o que todos querem ver e ouvir, será o que terão”, diz o diretor de marketing e expansão da 80 20 Marketeria Digital, Estevão Rizzo.
Serviço
Para cadastrar sua proposta de atividade (palestra, debate, workshop) na social Media Week São Paulo, siga os passos abaixo:
1. Entre aqui: http://socialmedia.8020mkt.com.br/
2. Faça login com sua conta do Facebook.
3. Clique no botão Quero Palestrar!
4. Preencha os dados da sua atividade.
5. Divulgue para os seus amigos votarem!
Sobre a Social Media Week
Mundialmente, a Social Media Week é realizada quatro vezes ao ano e acontece em 17 cidades ao redor do mundo, sempre com o mesmo tema. Na semana de 12 a 16 de setembro, estará acontecendo simultaneamente em São Paulo, Londres, Miami e Mumbai. A Social Media Week São Paulo é organizado pela Associação Paulista de Agentes Digitais - ABRADi-SP - e pela InterNey, consultoria de mídias sociais do especialista Edney Souza. A edição de São Paulo é o maior evento de mídias sociais do Brasil.
Mais informações visite - http://socialmediaweek.org/saopaulo/