Suplicy participa de negociações entre Reitoria e grevistas
Ontem (19), o senador Eduardo Suplicy (PT/SP) participou, ao longo de toda a manhã e início da tarde das negociações envolvendo a Administração Central da Universidade de São Paulo (USP) e o comando de greve dos servidores.
O senador foi procurado pela direção da Associação dos Docentes (Adusp) para ajudar a intermediar as discussões em torno do principal impasse que tem emperrado a negociação sobre a greve iniciada na Universidade no dia 27 de maio: o piquete mantido em frente ao prédio da Reitoria da USP.
No início da manhã, abrigando-se da forte chuva sob a marquise do prédio da Reitoria, o senador Suplicy reuniu-se com o grupo de cerca de 60 manifestantes que mantinham o piquete e ouviu suas reivindicações. Depois, dirigiu-se ao Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), onde estão funcionando alguns órgãos da Administração Central, para encontrar-se com o reitor Adolpho José Melfi.
Depois da reunião, o senador solicitou ao major Serpa, da Polícia Militar, que estava no gabinete da Reitoria, para acompanhá-lo no novo encontro com os integrantes do piquete. Aos manifestantes, Suplicy disse que ouviu do reitor da USP a confirmação da disposição de negociar e de encontrar caminhos para o fim da paralisação.
De acordo com o senador, Adolpho Melfi disse que as condições de arrecadação do Estado “melhoraram o suficiente para que seja concedido um ajuste positivo” nos salários. O reitor também reafirmou a expectativa do fim do piquete para que sejam retomadas de forma mais direta as negociações entre o Fórum das Seis, que integra os sindicatos de servidores da USP, Unicamp e Unesp, e o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp).
Suplicy disse que espera que o reitor Melfi possa sinalizar às entidades de servidores da USP “com um possível índice a ser concedido em futura reunião do Cruesp com o Fórum para que se chegue a um entendimento que conclua pelo fim da greve”. “Se isso for possível, teremos avançado de maneira consistente”, declarou. (Agência USP)