23/10/2020

Técnico em radiologia: saiba como estudar para trabalhar na área

Female-nurse-holding-book-pen-wearing-glasses-looking-away

Emprego tem se tornado uma coisa muito difícil de se conseguir nos últimos tempos, não é mesmo? A situação ficou ainda mais complicada, com a pandemia do novo coronavírus. Afinal, de acordo com o IBGE, o Brasil perdeu 7,2 milhões de postos de trabalho no período. No entanto, algumas áreas possuem vagas de emprego disponível, por estarem sempre em alta, e buscam profissionais qualificados para as ocupar. É o caso de um técnico em radiologia.

Nessa área a parte do conhecimento é bem ampla, onde o candidato pode se interessar por exatas, área da saúde, medicina nuclear entre outros.

Essa é a profissão certa para quem que está em busca de uma formação rápida e com muitos benefícios. O profissional dessa área pode atuar em diversos locais como: clínicas, hospitais, laboratórios, aeroportos e distribuidores de equipamentos hospitalares.

O índice de empregos para técnico em radiologia subiu em 1.041%, só entre os meses de março e abril deste ano. Agora confira as dicas que os especialistas da ICRX, uma das principais empresas de radiologia do Brasil, deram sobre o assunto.

Como é a formação em técnico em radiologia?

A formação é o principal quesito, para ser um bom profissional independente da área de trabalho. Buscar uma boa escola de ensino também é fundamental para que a sua formação seja concluída com êxito e assim ter sucesso na carreira. É importante também que goste da área da qual escolheu estudar.

O curso de técnico em radiologia tem em média de 1.200 a 1.600 horas, divididas entre teoria e estágio obrigatório. Isso faz com que o curso dure cerca de 1 ano e 6 meses a 2 anos para ser concluído. O tempo irá depender da escola de ensino que for escolhida.

Após a conclusão você se torna um profissional da área de radiologia e poderá atuar na área. Nesse curso geralmente é ensinado técnicas para manusear os equipamentos de: radiografia, mamografia, densitometria óssea e tomografia computadorizada entre outros que podem ser utilizados em diversas áreas dentro do âmbito em que do você como técnico em radiologia pode escolher para trabalhar.

Essa formação pode incluir e ensinar essas matérias de: medicina nuclear, anatomia e fisiologia humana, técnicas para manusear equipamentos, radioproteção entre outros. Isso irá ajudar nos diversos campos de atuação para que você como profissional tenha um amplo conhecimento na profissão.

Como se preparar para estudar essa área?

O técnico em radiologia aprende a manipular equipamentos que são muito importantes, não só para a área de medicina quanto para a área de engenharia, indústrias, portos e aeroportos.Esses equipamentos têm avançado e cada vez mais e se integrando a diversas áreas, fazendo com que seja cada vez mais promissor o mercado de trabalho. 

Para cursar o técnico em radiologia é preciso está cursando ou já ter cursado o ensino médio. Algumas escolas de ensino técnico aceitam menores de 18 anos, outras não. Nesse caso é necessário consultar o local escolhido.

O estágio nesse caso é obrigatório. Isso faz com que o indivíduo tenha uma noção na prática do que vai fazer quando estiver exercendo a profissão. Nessa parte do estudo faz muitos se apaixonam mais pela profissão escolhida. Também facilita com a integração no mercado de trabalho. No estágio você vai começar a conhecer os ambientes que vai trabalhar. Isso aumenta as chances de receber uma proposta de emprego. 

Como é o mercado de trabalho em radiologia?

Por se tratar de um curso de curto período, ele é excelente para quem quer ingressar rápido no mercado de trabalho. Sabemos que o mercado de trabalho é bem extenso para essa área e isso facilita na hora de buscar o emprego ideal.

Isso serve tanto para quem vai trabalhar diretamente com pacientes, ou com indicação de máquinas. Essa área também está em alta porque se necessita cada vez mais de exames que sejam cada vez mais precisos.

Como dito anteriormente não é só a área da saúde que está em alta com essa profissão, algumas outras áreas como a engenharia também contratam profissionais da área da radiologia. Nessa área os profissionais irão trabalhar com máquinas que localizam metal abaixo do concreto.

O profissional também poderá atuar em áreas de portos e aeroportos. Exercendo a função de fiscal de RX dos locais. Irá fiscalizar as bagagens e verificar se há metais dentro e ou outros tipos de objetos que não podem ser transportados nesses meios.

Jornada de trabalho reduzida

Por se tratar de uma área técnica, o tempo de trabalho reduzido é mais uma vantagem do técnico em radiologia. Esse tempo é reduzido devido a área ser insalubre e perigosa. 

Devido a isso o técnico de radiologia tem acesso a aposentadoria especial fazendo com que esse profissional se aposente mais cedo. As jornadas de trabalhos são reduzidas, em alguns locais o técnico trabalhar cerca de 24 horas semanais. E tem até férias duplas dependendo da área de trabalho escolhida pelo mesmo.

Essas são algumas das muitas vantagens das quais um técnico em radiologia pode ter. Trabalhar com carga horária reduzida, fazer um curso com um curto período de tempo, uma ampla área de conhecimento e muitas oportunidades de emprego. Coisas que muitos procuram hoje em dia!

Se interessa pela área? Então aproveita para deixar um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto. Caso conheça alguém que possa se interessar pelo assunto, compartilhe este artigo com a pessoa!

 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×