16/06/2020

Tendências do Chatbot no Marketing Digital

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Esta é a era dos aplicativos de mensagens e com isso veio a ascensão dos chatbots. Um chatbot é essencialmente um sistema de inteligência artificial que interage ativamente com os usuários através da fala, texto ou mensagens.

Muitos desses chatbots são implantados em plataformas de mídia social como WeChat, WhatsApp, Facebook Messenger, mensagens de texto, Slack entre outras plataformas.

A rápida expansão do Facebook Messenger tem dado a muitas empresas a chance de melhor alcançar o público pretendido através de chatbots e APIs e se tornou mais uma necessidade, especialmente em marketing. Esta onda foi provocada pela facilidade de acessibilidade a chatbots personalizáveis.

O tamanho e as estatísticas do mercado de chatbots

O tamanho do mercado para os chatbots deve crescer de 2,4 bilhões de euros em 2019 para aproximadamente 9,4 bilhões de euros em 2024, a 29,7% a uma taxa de crescimento anual composta. De acordo com projeções similares ao longo do período previsto indicam crescimento, uma vez que estes chatbots vão muito longe na redução dos custos operacionais para as empresas.

É por isso que os chatbots são agora cruciais em segmentos como a indústria de serviços, marketing e processamento e absorvem uma enorme porcentagem da fatia de mercado.

Independentemente da área de serviços, seja em finanças, bancos ou qualquer outra área, os consumidores querem assistência 24 horas por dia. Por esta razão, mais empresas estão incansavelmente procurando desenvolver assistentes virtuais e chatbots para garantir que as consultas de seus clientes, independentemente da hora do dia. É por isso que o tamanho do mercado deverá experimentar um boom no segmento de atendimento ao cliente entre 2019 e 2026 a uma taxa de crescimento anual composta de 31,6%.

Em poucas palavras:

    Aproximadamente 69% dos clientes preferem chatbots a agentes humanos porque eles podem fornecer respostas adequadas a perguntas muito simples.
    Cerca de 95% dos consumidores acreditam fortemente que a indústria que mais se beneficiará dos chatbots é o segmento de atendimento ao cliente.
    Cerca de 33% dos consumidores prefeririam usar chatbots na realização de pedidos e reservas, entre outras coisas.
    Aproximadamente 67% dos consumidores globais já reportaram o uso de chatbots para suporte ao cliente.

As 5 melhores práticas para chatbots em marketing

O mundo está lentamente se inclinando para a direção da mensagem de texto, em vez de chamar. Por este motivo, muitos consumidores preferem contatar o atendimento ao cliente através de mensagens do que através da chamada convencional. Apesar do fato de que o uso de chatbots como ferramenta de marketing ou agente de atendimento ao cliente está assumindo, ainda não é o suficiente.

Há uma necessidade das empresas para otimizar os "chatbots" a fim de alcançar os melhores resultados. Estas são apenas algumas das melhores práticas para que você possa ir em frente.

1. Defina suas expectativas para os chatbots

Você não pode executar nenhuma tarefa se não tiver um objetivo específico. Os bate-papos não são diferentes. Isso significa que você tem que ter certeza do motivo pelo qual você precisa de um chatbot e do propósito que o chatbot deve servir no seu negócio.

Este entendimento lhe permitirá criar uma experiência específica de design e, ao mesmo tempo, você poderá definir os parâmetros certos para a análise dos chatbots.

2. Sua saudação de chatbots diz muito

Você pode notar a diferença entre um bom e um mau chatbot. Mesmo que seja necessário ter um chatbot gramaticalmente correto, também é importante garantir que seu chatbot seja de fácil utilização. Uma frase mal escrita ou uma saudação gramaticalmente incorreta lhe fará mais mal do que bem, pois essa é a percepção imediata que um cliente terá desde o início.

3. Liste a funcionalidade do seu chatbot com antecedência

Certifique-se de listar abaixo as funções que você espera que seus chatbots realizem com antecedência. Ao fazer isso, você dará a um cliente uma espécie de direção de como ele pode engajar seus chatbots em vez de bombardear os clientes com uma sugestão. Isso vai poupar os clientes de muita decepção, dando-lhes instruções sobre como eles vão conseguir engajar ainda mais o seu chatbot.

Consequentemente, dê ao seu chatbot alguma personalidade. Isso significa tentar refletir o tom da sua marca, pois sua personalidade contará ao mesmo tempo em que envolverá os usuários.

4. Gestão de liderança e qualificação

Uma das principais utilizações de um chatbot de marketing é na qualificação de leads. Os chatbots devem ajudá-lo a reduzir o número de pessoas esperando para atender chamadas quando você pode ter seus chatbots fazendo a maior parte do trabalho para você. Se você não estiver usando seus chatbots então todo o processo não se torna mais econômico.

Deixe seu chatbot fazer a maior parte do trabalho para que quando uma ligação chegar até você, você já saiba o que o cliente da outra ponta da linha telefônica quer perguntar. Isso lhe poupa muito tempo.

5. Torne suas mensagens tão humanas quanto possível

Como você já sabe que seu chatbot precisa de alguma personalidade, agora é preciso prestar alguma atenção ao estilo de conversa do seu chatbot. Uma maneira importante de fazer isso é dividindo suas informações em pedaços de mensagens que são amigáveis ao ser humano.

O truque aqui é manter o tempo curto. Evite o envio de parágrafos longos. Equilibre o profissionalismo e a curiosidade. É importante também adicionar variações de palavras como sinônimos para garantir que seu bot entenda cada direção que o chat pode tomar. Você precisa criar sua voz e personalidade.

Benefícios dos chatbots no marketing

Em resumo, estes são alguns dos benefícios mais importantes do uso de chatbots no marketing que você deve ser capaz de conhecer como um comerciante.

    Isso economiza tempo e dinheiro, uma vez que eles podem assumir ativamente uma grande parte das tarefas ao mesmo tempo.
    Ele facilmente gera leads e mais receitas, uma vez que aumentam as taxas de conversão.
    Ele ajuda a orientar os usuários a alcançar melhores resultados, pois eles obterão as informações de que precisam em detalhes e fazendo perguntas qualificadas.
    Ele ajuda as organizações a prestar apoio fora do horário comercial. As pessoas terão respostas imediatas às suas consultas 24 horas por dia.

Embora a tecnologia do chatbot seja relativamente nova, o futuro parece promissor, especialmente com os rápidos avanços tecnológicos, tais como o novo treinamento de chatbot do facebook o Robô Milionário!

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