06/05/2014

UM ESTUDO SOBRE O USO DE TELEVISÃO DIGITAL PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Resumo

Este artigo descreve o uso de dispositivos móveis em conjunto a TV DIGITAL no ensino de matemática, veremos como o crescimento da telefonia móvel, encurta o caminho entre a comunicação e o aprendizado, demonstrar que o uso dos dispositivos moveis que podem sim ajuda no ensino de matemática não deixando o professor de lado mas sim ter mais uma ferramenta colaborativa entre aluno professor e professor aluno, com esse canal de retorno que e utilizado pela TV Digital, para os dois lados. Em geral, observou-se os recursos acima tem bem como a tecnologia pode ajudar a parte pedagógica não só no ensino de matemática para cursos de exatas e sim para todo o âmbito pedagógico.

 

  1. Introdução

Neste artigo iremos ver das ferramentas para o desenvolvimento onde esta sendo desenvolvido o aplicativo, com todas as ferramentas FREE na utilização no ensino em matemática, utilizando o GINGA-NCL com sua interfase para uso na integração entre TV DIGITAL e a internet usando como canal de duas vias uma de envio da informação e outra de retorno.

Com base nos dados do IBGE entre 2007 ate 2011, cresceu cerca de 153% de 2007 até 2011, a facilidade da compra de dispositivos móveis entre (TABLETS, CELULARES),também favorece muito com a queda dos preços dos planos de dados, oferecidos pelas operadoras de telefonia celular, onde acaba mais barato mandar uma mensagem pela internet do que mesmo fazer uma ligação ou um SMS , acaba sendo uma via de comunicação mais simples e constante, muito mais pessoas têm iniciado suas experiências com a internet móvel, o que abre as portas para o uso dos dispositivos móveis no ensino, podendo complementar os conteúdos transmitidos pela TV Digital. Por outro lado tem aparecido com muita freqüência um novo dispositivo onde alguns modelos já obtém esse dispositivo integrado TV DIGITAL mais dispositivos móveis os chamados de MDTV (Móbile digital TV).

A intenção do uso da TV junto a utilização dos dispositivos móveis e para que o uso deixe de ser em lugares fixos e sim utilizar em qual quer lugar e quando quiser "ao usuário deixar de lado o papel de mero consumidor e passar a ser, ele também, um agente ativo na produção e disseminação de informações e conhecimento, transmutando os usuários-consumidores em usuários-cidadão" (MOTA; TOME, 2005, p. 34).

  1. Objetivos

De acordo com alguns estudos, e possível apontar a matemática como terror dos alunos do ensino médio e até mesmo dos cursos de exatas, pois essa deficiência geralmente vem durante o ensino médio onde e a entrada para a matemática, os problemas apontados que geram muitas discussões entre educadores são as dificuldades encontradas que são de ordem emocional, psicológica e ineficiência cognitiva, a intenção desse estudo e localizar e tentar diminuir ao Maximo as dificuldades dos alunos e colocar a prova os recursos desses dispositivos onde incentivar o aluno a querer mais conhecimento, utilizar a tecnologia para apoiar a educação pois tecnologia sem um direcionamento correto faz o efeito contrario deixando a concentração do aluno onde deveria estar nas aulas e no professor, segundo (Pedro Demo PhD em sociologia pela Universidade de Saarbucken, Alemanha”o papel do professor não se define mais pela transmissão mas pela reconstrução do conhecimento onde encontra papel insubstituível.) essa visão e de um olhar pedagógico tendo em conta que a maioria do conteúdo não muda o que muda e o interesse entre os alunos pelo método aplicado.

3-Fundamentação Teórica

Educação e métodos de ensino sempre foi um dilema, pois cada professor e cada aluno têm um ritmo, sendo assim tornando difícil se obter um método 100% efetivo mas podemos tentar amenizar esse percentual para que a educação torne mais prazerosa, “Apenas 10,3% dos jovens brasileiros têm aprendizado adequado em matemática ao final do ensino médio”(Realeases Todos pela educação 2013).

Com dados como este e mais simples de formular um plano de ação com todos os recursos para que o jovem tenha sim como chegar ao ensino superior com mais conhecimentos para apenas ser complementado no curso que ele deseja.

Utilizando os recursos que temos hoje com trabalho em conjunto entre a TV Digital e os dispositivos móveis, porem há algumas coisas que devemos contornar e analisar como segue.

“O uso destes dispositivos gera mudança na sala de aula e no comportamento dos alunos e professores. O equipamento não é o mais importante, mas a forma de trabalho é que vai enriquecer o aprendizado do aluno e favorecer a tecnologia dentro da sala de aula “(Pedagoga Alessandra Moreno Domeniquelli).

(Revista online Colégio Metodista 2013).

De acordo com o ultimo fechamento da Anatel(2013) “No último mês de 2013, os acessos pré-pagos totalizavam 211,58 milhões (78,05% do total) e os pós-pagos 59,52 milhões (21,95%). A banda larga móvel totalizou 103,11 milhões de acessos, dos quais 1,31 milhões são terminais 4G. (Anatel 2013)

Com o sinal Digital já em funcionamento podemos sim utilizar as duas ferramentas para não só ter um aluno passivo a apenas receber informação e sim gerar novas ações do usuário, oferecer desafios de conhecimentos para assim verificar e adaptar a aula para a sala ou ate mesmo para um aluno especifico utilizando um canal de duas vias onde não apenas receber e sim enviar sua resposta ou dividas ao professor tendo assim a dinâmica aplicada ao curso, os dispositivos móveis são para complementar esse uso onde se não quiser ligar a TV ou não estiver perto de uma o aluno ou ate mesmo o professor possa sim dar verificar como anda do acesso dos alunos e a medias de acertos, a tecnologia de ambos já exitem muitos trabalhos nesse ponto mas sempre apenas utilizando um dos dois, e com o uso das duas tecnologias temos pouca pesquisa na área.

A maior dificuldade e tentar centrar o aluno no aprendizado devido as redes sociais serem mais atrativas do que uma função exponencial, com a TV interativa podemos ter um crescimento de interesse maior entre os alunos, incentivando a querer mais conhecimento e trabalhando a curiosidades dos alunos.

“oferecidas por dispositivos móveis, como o PDA ou o telemóvel, para ajudar os alunos a aceder a materiais de aprendizagem de línguas e comunicar com colegas e professores a qualquer hora e em qualquer lugar. Mas, como apontam Kukulska- Hulme e Shield (2007) há diferenças importantes entre o CALL e o MALL, em particular, porque as tecnologias móveis podem ajudar os alunos a encontrar informação no momento em que precisam dela e são adequadas ao seu estilo de vida móvel. (MOURA, 2010, p. 59)”

 

4-Metodologia e desenvolvimento experimental

4.1-Metodologia

Fazendo o uso de dispositivos móveis e a TV DIGITAL, teremos alguns desafios a serem alcançados, como foi comprovado no estudo de caso que foi feito apenas com o uso do Mobile Learning (m-learning) sem o uso da TVDI, já e possível obter alguns resultados proveitosos.Segundo os autores a experiência permitiu:

i) desempenhos mais favoráveis em atividades individuais e coletivas; ii) desenvolvimento de habilidades

cognitivas, metacognitivas e processos de interação social; iii) compreensão do uso

de tecnologias em prol da aprendizagem de Matemática, individual ou coletivamente;

iv) modificação, por parte dos alunos, de procedimentos destinados à aprendizagem;

v) interesse pela metodologia adotada, que permitiu discussões coletivas e reflexões

individuais sobre conceitos matemáticos (CALLE; VARGAS, 2008).

Esses resultados foram somente com o dispositivo móvel, os resultados com apenas a TVDI não são muitos diferentes, em relação entre o aprendizado oque causa um descontentamento e por ter que estar com a TV 100% durante as aulas, mas com o apoio do dispositivo móvel fica quase impossível fugir no assunto aula pois o aluno terá como acessar os vídeos e perguntas como e quando quiser.

Isso não esta só ligada apenas ao aluno, o professor também tem que se adaptar aos novos meios de ensino segundo Amaral(2010,p.4),

"Sendo o vídeo digital uma nova tecnologia deve ser incorporada ao currículo escolar. Entretanto, para que isso aconteça com êxito, e preciso que seja superada a clássica e absurda rivalidade que a comunidade escolar vê na linguagem do vídeo, considerando-a como uma resistência na educação.

Para diminuir tal resistência é necessário um programa de formação centrado no professor, visando desenvolver uma competência na produção, edição e aplicação didática do vídeo em sala de aula."Amaral(2010,p.4),

 

4.1-Ambiente de desenvolvimento integrado Eclipse.

Ambiente onde será feito código fonte que será escrito na linguagem lua desenvolvida pela PUC-Rio em conjunto a linguagem JAVA, são linguagens bem leves e estruturadas, com essa ferramenta nos permite usar o Maximo da aplicação para a TV e para os dispositivos móveis. Com o uso deste ambiente de desenvolvimento é possível deixar o aplicativo mais agradável e atrativo para o aluno.

4.2-Ginga NCL

Ginga NCL e uma das versões usadas essa segue com o uso de APIs bem definidas em especifico esta que estou utilizando já possui uma maquina virtual usada para facilitar o processo de distribuição e implantação do sistema de TVDI, o Ginga e fruto do desenvolvimento de alguns projetos dos laboratórios Telemidia da PUC-RIO e LAVID da UFPB.Com funções inovadoras para a TV Digital que é aonde todo o trabalho e processado após a criação do aplicativo da TV, entre suas ferramentas seu canal de retorno que será utilizado para a aplicação e a comunicação, com essa estrutura de trabalho podemos verificar como na Figura1 1 como trafega os dados para obtenção dos resultados.

                                            

Figura 1: Trajeto da informação.

5- Resultados

Tendo como base de estudo o Aplicativo desenvolvido ainda em fase de testes baseado nos resultados parciais, é possível apontar como possíveis resultados do trabalho em andamento uma melhora considerável no ensino de Matemática, tornando-a mais agradável ao estudante, de qualquer nível, uma vez que ela é desprezada por ser considerada “difícil”, “incompreensível”.

Mesmo tendo pouco conhecimento matemático e possível sim subir de nível de dificuldade, enquanto dúvidas vão aparecendo durante o aprendizado, sendo assim e possível ter um crescimento do conhecimento matemático através do aplicativo.

De acordo com os testes e a pesquisa aplicada a esse estudo existem alguns trabalhos correlatos desse nível onde pode se utilizar a TV Digital além de um meio de comunicação o crescimento do interesse dos alunos pelo aprendizado da matemática.

6- Conclusões

Por meio da TV Digital, a educação, de um modo muito mais abrangente, tende a se democratizar, fazendo com que muita gente possa adquirir novos conhecimentos de forma lúdica, quando quiserem, bastando, para isso, apenas sintonizar um canal que transmita conhecimento e com o apoio de dispositivos móveis, a experiência pode ser ainda mais agradável, tendo em vista que esses dispositivos possuem fácil acesso e também configuração cada vez mais aproximada a de um PC comum, visto que eles estão cada vez mais populares entre os jovens principalmente e os adultos com mais conhecimentos dessa nova tecnologia, com as escolas procurando desenvolver um método mais produtivo e utilizando novas tendências da tecnologia, onde dispositivo móvel cada vez mais acessível em qual quer classe de renda e mais poderosos.

 

Autor: Rafael Gomes Pinho

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