28/01/2015

Universidade Estreia Biblioteca Sem Um Único Livro Físico

Na Florida surgiu o mais recente grito da tecnologia e em dimensões enormes.

A Universidade Politécnica da Florida, nos Estados Unidos da América, parece estar disposta a proporcionar aos seus alunos a possibilidade de se livrarem dos livros físicos e abraçarem as potencialidades dos meios digitais.
A nova biblioteca da prestigiada instituição foi aberta esta semana, mas sem um único livro. A ideia é que os estudantes consumam material escolar e didáctico apenas através dos seus tablets, notebooks e computadores portáteis. Na biblioteca encontram-se imensos para utilização gratuita.
O local foi desenhado pelo arquitecto espanhol Santiago Calatrava e conta com um arquivo inicial de 135 mil e-books. Foi equipada com uma sistema inteligente, que adquire novas obras, e qualquer aluno pode aceder a obras que não se encontrem no catálogo, gratuitamente. Se o estudante quer mesmo ler um livro, este é automaticamente comprado até ser gasto o orçamento anual de 60 mil dólares.
De acordo com Kathryn Miller, directora da biblioteca, a ideia é que os estudantes fiquem habituados a lidar com a tecnologia mais recente, bem como estar habituados a pesquisa de documentos digitais. Na sua entrevista ao "The Guardian", Miller diz também que os alunos aceitaram muito bem a ideia, pela quantidade de livros que passam a ter à disposição.
O futuro está mesmo a chegar!

 

Revista Chiado Magazine

 

 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×