12/08/2013

Uso das Tecnologias numa Sequência Didática no Ensino Fundamental II

Gabriela Wiechert Schrader (Pós-Graduação em Ensino de Ciências-  Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo-  Bolsista PMSJC)

Rita de Cássia Frenedozo (Pós-Graduação em Ensino de Ciências-  Universidade Cruzeiro do Sul - São Paulo)

Juliano Schimiguel (Pós-Graduação em Ensino de Ciências-  Universidade Cruzeiro do Sul - São Paulo)


Resumo

O trabalho traz uma sequência didática para o ensino do tema poluição numa escola municipal de educação fundamental II presencial. O que é poluição, quais os tipos e quais as consequências para o meio ambiente foram temas trabalhados de forma virtual através da plataforma virtual. O objetivo desta sequência foi de analisar a habilidade e a efetividade do processo de aprendizado a distância em um curso presencial utilizando-se a plataforma Blackboard Learn. A sequência didática teve como etapas: 1) o resgate do conhecimento prévio dos alunos sobre o tema através de fórum na plataforma; 2) aula virtual sobre o tema poluição através de vídeos e leitura de textos; 3) novas discussões no fórum. Após a realização da atividade, observou-se que apenas 15 % dos alunos finalizaram a sequência didática. Acredita-se que esse fato se deu devido às dificuldades encontradas como: 1) realização do cadastro por parte dos alunos; 2) problemas com internet; 3) maturidade dos alunos na realização de atividade à distância; 4) evasão.

 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×