03/05/2013
USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O PROFESSOR E A WEBQUEST
Carlos Henrique de Jesus Costa - e-mail: carloshjc@yahoo.com.br – Universidade Cruzeiro do Sul, Cetec/ Campus Virtual – Av.Dr.Ussiel Cirilo, nº 225 – São Paulo – SP.
Juliano Schimiguel - e-mail: schimiguel@gmail.com – Centro Universitário Anchieta e Universidade Cruzeiro do Sul.
Alexandre Augusto Brunetti - e-mail: alexandre.brunetti@gmail.com
Resumo: Através de um estudo de caso, esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de despertar os educadores sobre a importância de sua posição perante o uso e exploração das Novas Tecnologias na Educação Matemática. Para tanto, analisaram-se as etapas que envolveram um professor de Matemática do ensino médio e a WebQuest, a qual tem como principal contexto o uso da Internet. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de triangulação. Os dados obtidos foram analisados de um ponto de vista anti-essencialista sobre tecnologia, onde a WebQuest foi tratada como texto e o professor de Matemática como leitor. Ao elucidar o texto do professor, sua WebQuest, concluiu-se que suas intenções para a mesma não corresponderam ao que ele explicitou. Este resultado indica o quanto estamos presos a leituras e escritas baseadas em recursos educacionais há muito existentes, como por exemplo, livros didáticos, apostilas, manuais e outros. Indica também o quanto devemos, como formadores de professores, estar conscientes a este respeito para que possamos provocar mudanças adequadas quando nos propomos introduzir educadores à ambientes educacionais.