Visão de Estudantes de 9 A 12 anos em Relação à Importância das Aulas de Educação Fisica Escolar
VISÃO DE ESTUDANTES DE 9 A 12 ANOS EM RELAÇÃO Á IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Caio Cesar
Fernanda Alves
Lennon Sousa
Ana Zuntini
Resumo:
O presente estudo mostra a visão de 100 alunos entre 9 e 12 anos, sobre as aulas de Educação Física Escolar das redes pública e privada de ensino, qual a importância das aulas e como as mesmas contribuem com a socialização e integração entre os demais alunos e a sociedade. Essa pesquisa tem como objetivo contribuir com reflexões dos profissionais da área, em como podem atribuir melhorias nas aulas de Educação Física, para maior satisfação e adesão dos seus alunos.
Palavras-chaves: Educação Física, Escola, Educação,
Abstract:
The present study shows a vision of 100 students between 9 and 12 years old, about how Physical Education School classes in public and private teaching networks, how important the classes are and how the same contribution to a socialization and integration among the other students’ society. This research aims to contribute with reflections of the professionals of the area, on how it can attribute improvements in the classes of Physical Education, for greater satisfaction and adhesion of its students.
Key Words: Physical Education, Affectionate, Education
São Paulo
2017
INTRODUÇÃO
A Educação Física contribui para o desenvolvimento, por ser uma disciplina onde a ludicidade, a liberdade e a individualidade se expressam, tornando-se ambiente ideal para aprendizagem e propicia o relacionamento entre os alunos e proporciona desenvolvimento integral de aspectos motores, afetivos, cognitivos e sociais.
Esse trabalho foi idealizado na intenção de exemplificar a importância e as mudanças que uma aula de Educação Física escolar bem estruturada, pode trazer a uma criança, de acordo com a visão das próprias crianças.
Ao longo dos anos mesmo após tantas pesquisas e estudo, as aulas de Educação Física Escolar ainda são tratadas com muita descriminação. Tanto pelos outros colegas, quanto pelos próprios alunos. Parte por culpa de diversos profissionais da área que degradam a imagem, ou que pouco se importam com os outros aspectos, que devem ser levados em consideração, como cursos de reciclagem ou até mesmo produção de uma aula mais prazerosa para os alunos.
Muitos professores não especialistas e até alguns com formação específica em Educação Física entendem que o papel da disciplina é auxiliar na melhoria da alfabetização, da sociabilização, da lateralidade, da coordenação motora etc. Ou seja, existe a crença de que as aulas de Educação Física servem de meio para outras aprendizagens, certamente mais prestigiosas para a escola, como a aprendizagem da matemática ou a alfabetização. Essa visão da Educação Física como meio para outras aprendizagens é derivada em grande parte de duas concepções: abordagem psicomotricista e construtivista (DARIDO, 1998).
A Educação Física bem implantada na escola, voltada para as necessidades do aluno, com o objetivo de melhorar o desenvolvimento da criança:
“Uma pessoa fisicamente educada demonstra comportamento social e pessoal responsável em ambientes de atividade física, e entende que a mesma proporciona oportunidades para divertimento”. (GALLAHUE; DONNELLY, 2008)
EDUCAÇÃO FÍSICA NOS DIAS ATUAIS
O mundo hoje está tão a base de internet que para inserir a Educação Física na fase de 9 à 12 anos os professores tem o desafio de tornar as aulas bem criativas ao mesmo tempo conseguir trabalhar os ramos do esporte, os movimentos, a fim de que os alunos se interessem pela importância da Educação Física.
O professor de Educação Física tem o compromisso de mudar o ponto de vista dos alunos que acreditam que essas aulas são desnecessárias, mostrando que se pode trabalhar vários aspectos os quais ajudaram no seu dia a dia. Mudar a visão dos alunos quanto a disciplina, controle, ajuda ao próximo, trabalho em equipe e respeito pelas diferenças do colega.
A Educação Física proporciona uma interação entre os alunos que por muitas vezes não acontece em outras disciplinas, sendo essa escolar tão importante quanto.
Através da Educação Física consegue-se trabalhar o desenvolvimento do aluno como pessoa, torná-lo equilibrado, motivado e por muitas vezes mais solidaria.
Enfim, mesmo os alunos nessa idade não mostrando interesse pela educação física, o professor tem o dever e a responsabilidade em integrar o grupo, socializar os alunos e mudar o conceito. Passar que a Educação Física forma indivíduos sadios integralmente, mostrar que atividades físicas proporcionam oportunidades para o divertimento, conhecimento e desenvolvimento de vários aspectos sócio afetivo.
A Educação Física visa formar um indivíduo sadio integralmente, apoiando-se em bases científicas: Biológicas, pedagógicas e psicológicas. Assume importância vital no desenvolvimento geral do sujeito. Estudos de diferentes autores como Piaget, Vygotsky, Freinet, Wallon, entre outros permitiram compreender contribuição dos movimentos no desenvolvimento infantil e como ambos os processos, educação e movimento inter-relacionasse. (VIEIRA, 2009, p.18).
A compreensão de que o papel da Educação Física, na escola, consiste em ser o de auxiliar na recuperação, aquisição e manutenção da saúde é bastante aceita pelo imaginário social, sendo a resposta mais prontamente dada por grande parte dos professores, inclusive da área, e de outros profissionais. O argumento mais utilizado em favor dessa visão é o de que o ser humano nunca foi tão sedentário, inativo e obeso. Assim, o papel da Educação Física seria o de substituir o trabalho corporal antes realizado para a própria sobrevivência. (DARIDO, 2012, p.38)
Sendo assim vemos que os principais papeis da Educação Física Escolar são a promoção da saúde, integração e inclusão dos alunos tanto na vida escolar quanto na sociedade. Mas como será que esses aspectos são vistos pelas crianças? Desse questionamento surge a temática dessa pesquisa, a qual busca entender a importância que crianças entre 9 e 12 anos dão passa as aulas de Educação Física Escolar.
COMO AS CRIANÇAS AVALIAM A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
As crianças se caracterizam pela sua imaginação, curiosidade, movimento e desejo de aprender por meio de brincadeiras construção de autonomia e identidade. Porém, mesmo assim, muitas coisas são impostas as crianças, sem levar em consideração suas opiniões. Nessa pesquisa buscamos entender o que os alunos buscam e necessitam em uma aula de Educação Física Escolar. E mesmo com a alta discriminação dessa da disciplina Educação Física, que na maioria das vezes não é inclusa em projetos escolares que não sejam voltados a apresentações de danças e campeonatos de futebol ou voleibol, ainda é a aula preferida entre a maioria dos alunos.
Pesquisa elaborada, e aplicada a 100 crianças entre 9 a 12 anos, sendo eles 40 alunos do ensino privado, Colégio Sapiência, e 60 alunos da rede pública, Escola Estadual Artista Plástico Emanoel Alves de Araújo
A Primeira fase a pesquisa foi aplicada a 60 crianças de três classes do 6º ano do ensino fundamental, de uma escola pública estadual, onde para cada classe foi elaborada uma atividade diferente. Na primeira classe a atividade foi um jogo de queimada com competição e regras, na segunda classe a atividade foram alguns fundamentos do basquetebol (passe e drible), na terceira classe não houve atividade pré-determinada, os alunos foram levados para quadra onde oferecemos bolas de diferentes esportes aos mesmos e nada foi dito, o famoso rola a bola. Após as atividades os alunos voltaram para a sala de aula, para debater a atividade proposta e responderem as perguntas da pesquisa.
Os alunos tiveram orientação teórica sobre cada uma das atividades determinadas na pesquisa. Porém os mesmo desconheciam partes delas, como a atividade rítmica por exemplo.
A mesma pesquisa e método foram aplicados a 40 crianças do 4º ao 6º do ensino fundamental, de uma escola da rede privada.
Seguem os dados da pesquisa:
Perfil das Crianças:
Perfil de adesão as aulas de Educação Física:
Você participa das aulas de Educação Física?
Para você qual a importância da das aulas de Educação Física?
Qual a atividade que você mais gosta de fazer nas aulas de Educação Física?
Você consegue socializar nas aulas de Educação Física?
Depois da aula de Educação Física você se sente mais tranquilo?
De acordo com os dados levantados na pesquisa podemos analisar que a adesão as aulas é e bem significativa onde em ambas as escolas onde apenas 3% do total de crianças alegam não participar das aulas.
Sobre a importância das aulas de Educação Física na escola a grande maioria, ou seja, 51% dos alunos consideram a aula importante. Vemos também que enquanto 35% das crianças entrevistadas consideram as aulas de Educação Física na escola muito importantes,12% consideram as aulas pouco importantes e apenas 2% dos alunos não consideram importantes as aulas de Educação Física Escolar.
Quando questionados sobre as atividades que preferem, as aulas que trazem algum tipo de desporto como: Futebol, Voleibol, Basquetebol, entre outros, tem 41% da preferência. Os outros tipos de jogos adaptados como a queimada por exemplo, tem preferência de 30% dos entrevistados, as brincadeiras lúdicas ficam com 13%, e somente 1% prefere a atividade rítmica, que é uma atividade que eles alegam que não faz parte do conteúdo que foi proposto nesse ano letivo, e que poucos conhecem. Nessa questão 14% dos entrevistados relacionaram duas ou mais atividades, não podendo ser contabilizados no resultado geral.
Como já citado anteriormente as aulas de Educação Física Escolar, são também um momento de descontração integração e socialização. E nesse contexto, quanto ao questionamento sobre a socialização nas aulas, 91% dos alunos consideram as aulas de Educação Física o momento de maior socialização dentro do período de aula, somente 9% dos alunos alegam não conseguirem socializar nesse momento.
Hoje em dia sabemos que as crianças sofrem um estresse muito grande devido a diversos fatores, relacionados a problemas familiares e a busca de aceitação. Considerando fatos e relatos dos próprios alunos vemos que alguns deles possuem tanta responsabilidade em casa, seja ela de arrumar o quarto ou até mesmo a cuidar por uma criança mais nova, ou com cursos extracurriculares, que as aulas de Educação Física são os únicos momentos de descontração no dia a dia de muitas crianças. Também é sabido que, nos tempos atuais, as influencias tanto no relacionamento familiar, quanto com a comunidade, tem tendência a levar as crianças a se tornarem mais agressivas. Novamente, nesse contexto, podemos avaliar que as crianças podem passar por descarga de energia e emoções durante as aulas de Educação Física.
Dessa forma, o estudo avaliou a relação das crianças com o período, após uma aula de Educação Física, onde 78% das crianças entrevistadas se sentem mais tranquilas, depois do gasto de energia nas aulas de Educação Física. E os outros 22%, que não se sentem mais tranquilos, alegam estarem mais agitados na volta a para aula na classe.
As atividades esportivas, jogos coletivos ou qualquer outra atividade são importantes veículos a serem utilizados no processo de socialização e educação das crianças. (BOER, 2010).
CONCLUSÃO
Considerando as pesquisas efetuadas, podemos observar que que apesar de algumas crianças ainda terem uma certa resistência as aulas de Educação Física, ela ainda é muito bem aceita pelos alunos. E mesmo com consciência de todas as falhas, como exemplo falta de material, falta de apoio por parte da equipe pedagógica falta de motivação, entre outros, que as aulas de Educação Física na escola ainda enfrentam, e mesmo com todas as necessidades atuais das crianças as aulas de Educação Física continuam sendo muito importantes ao olhar das crianças e isso é muito bom pois, além da criança brincar e se divertir ela estará se desenvolvendo com saúde e bem-estar.
Assim, se fossemos questionados sobre quais são os objetivos para o ensino de Educação Física, diríamos que é um patrimônio cultural da humanidade que merece ser preservado, transmitido e transformado pelas novas gerações e que as finalidades de seu em ensino perpassam a promoção da saúde, a vivência do lazer e a apreciação crítica. (DARIDO, 2012, p. 48)
Contudo, ainda percebemos que as aulas de Educação Física, deixam muito a desejar na questão da inovação, pela qual é uma disciplina tão bem vista. Com a uma aula melhor estruturada com temas e atividades mais diversos os alunos podem ter um melhor aproveitamento, desenvolvimento e rendimento.
Os professores de Educação física podem melhorar vários componentes do autoconceito positivo nas crianças ajudando a desenvolver o senso de segurança e status através do ensino sensível, afetuoso e de qualidade. Todos os bons professores fazem uma boa contribuição para a autoestima da criança todos podem ajudar a melhorar o senso de pertencimento, competência entre outros fatores. (GALLAHUE; DONNELLY, 2008)
Sendo assim, podemos refletir que as aulas de Educação Física Escolar possuem muito mais responsabilidades do que apenas promover saúde e boa forma, e que vai além de uma aula de brincadeiras ou de desportos apenas.
O papel da Educação Física é integrar, socializar, educar o corpo mente através da atividade física, e se ela for bem trabalhada nas escolas, voltada para as necessidades do aluno, com o objetivo de melhorar o desenvolvimento da criança, com atividades que trabalham o lado cognitivo, motor, sócio afetivo entre outros fatores importantes para o desenvolvimento de uma criança, ela pode mudar o conceito que muitos tem sobre a aula de Educação Física na escola, pois ela não será apenas uma aula em que os alunos vão praticar um esporte, brincar de queimada ou correr em volta da quadra, ela vai ser uma aula que vai desenvolver o autoconceito a autoestima, autoconfiança, socialização positiva, interação cooperativa, formação de atitudes positivas, trabalho em equipe entre outros que são componentes importantes para o desenvolvimento de uma criança. (GALLAHUE; DONNELLY, 2008).
Com essa pesquisa foi concluído que as aulas de Educação Física Escolar são importantes, tanto pela concepção do adulto quanto pela visão das crianças e sendo assim se torna necessária para o desenvolvimento em geral da criança.
REFERÊNCIAS
BOER, Alessandro. A importância do Esporte Escolar na Socialização de Crianças do 3º ano ao 6º ano do Ensino Fundamental na Cidade de Bagé: Processo de Mudança de Atitude. Revista Congrega Urcamp, p.1-15, 2010.
DARIDO, Suraya Cristina. Diferentes Concepções Sobre o Papel da Educação Física na Escola, LETPEF -. Departamento de Educação Física - UNESP- Rio Claro. p. 34-50, 2012.
DARIDO, Suraya Cristina, Educação Física na Escola – Questões e Reflexões, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003
FREIRE, João Batista, Educação de Corpo Inteiro. São Paulo: Scipione, 1989.
GALLAHUE, David L.: DONNELLY, Frances Cleland Educação Física Desenvolvimentista para todas as Crianças, 4ª Edição, Phorte, 2008.
Anexos:
Pesquisa e Termo de Consentimento livre e esclarecido.
Escola:_____________________________ Serie:___ Idade:___
Questionário: (Sobre Educação Física)
1ª. Você participa das aulas de Educação Física?
( ) Sim
( ) Não
2ª. Para você qual a importância das aulas de Educação Física?
( ) Muito importante
( ) Importante
( ) Não muito Importante
( ) Sem importância
3ª. Qual a atividade que você mais gosta de fazer nas aulas de Educação Física?
( ) Brincadeiras
( ) Jogos Desportivos ( Futebol, Basquetebol, Voleibol, etc)
( ) Jogos em formas de brincadeiras ( Queimada, etc)
( ) Atividades rítmicas
4ª. Você consegue socializar nas aulas de Educação Física?
( ) Sim
( ) Não
5ª. Depois da aula de Educação Física você se sente mais tranquilo?
( ) Sim
( ) Não
TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO
Prezado (a) participante:
Somos estudantes do curso de graduação: Licenciatura em Educação Física no Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Estamos realizando uma pesquisa sob supervisão da professora Ana Carolina Siqueira Zuntini, cujo objetivo é avaliar a importância das aulas de Educação Física de acordo com a visão dos alunos
A participação dos alunos envolve preenchimento de um questionário, como perguntas relacionadas as aulas de Educação Física Escolar.
A participação nesse estudo é voluntária e se você decidir não participar ou quiser desistir de continuar em qualquer momento, tem absoluta liberdade de fazê-lo.
Na publicação dos resultados desta pesquisa, sua identidade e a identidade dos alunos participantes serão mantidas no mais rigoroso sigilo. Serão omitidas todas as informações que permitam identificá-los.
Mesmo não tendo benefícios diretos em participar, indiretamente você estará contribuindo para a compreensão do fenômeno estudado e para a produção de conhecimento científico.
Atenciosamente:
Caio César Egídio de Souza,
Fernanda Alves Ferreira Souza
Lennon Luciano da Silva Sousa
Consinto em participar deste estudo e declaro ter recebido uma cópia deste termo de consentimento.
_____________________________ Nome e assinatura do participante |
______________________________ Local e data |